1 de outubro de 2016


Essa eleição será a primeira que vou contribuir -obrigatoriamente- e não estava nem um pouco feliz. O cenário que estamos é cruel, talvez principalmente para nós jovens. Eu fiquei me perguntando muito "como votar?", pois ora, sei que mesmo que não tenha nunca teclado botões de uma urna, já exerço diariamente uma politica que está (que vai) além do voto. E chegou a hora de exercer um pouco mais da minha cidadania, precisei clarear algumas questões que pretendo compartilhar nessas ultimas horas com vocês:

"O voto obrigatório me desestimula"
Aliado à falta de expectativas, a obrigatoriedade do voto muitas vezes faz com que a gente se sinta um pouco desanimado, não que eu seja à favor do voto obrigatório, pelo contrário, por isso mesmo farei questão de votar e votar consciente. Um povo "desanimado" é uma sociedade doente, fraca que não pode resistir a luta. Precisamos prosseguir com nossa luta.

"A política no Brasil está perdida"
Eu prefiro pensar que a política no Brasil está sendo encontrada. Tudo é uma construção, e por isso que, enquanto eu e você continuarmos estudando, informando-se, agindo com honestidade, discutindo, lutando por ideais e propondo debates, eu ainda insisto dizer que nossa política não está perdida. Porque a política é um exercício diário que está além do voto.

"Justificar ou votar em branco/nulo"
Se você não escolheu um candidato, se não tem interesse em contribuir com seu voto, eu aconselho que vote nulo. Não votar é descumprir uma lei, e isso pode trazer consequências. Então deixe a justificativa para casos extremos. Diferente do que muitas pessoas acreditam, hoje no Brasil o Voto Branco não vai para o candidato vencedor. Sendo assim, tanto votos nulos quanto brancos tem a mesma função, a de não contabilizar para nenhum candidato. Porém, lembre-se: voto nulo não é protesto. Pois ele não é contabilizado, ou seja, se mais de 51% da população votar nulo a eleição NÃO é cancelada. Não desperdice seu voto por isso! - Fonte

Assista: Eleições 2016

"Sua ignorância é o poder deles"

"Vereadores e Prefeitos"
É necessário também saber quais as funções dos cargos políticos que estão em jogo. Por exemplo, vereadores não são eleitos para prestarem favores à quem quer que seja, eles são eleitos para propor melhorias para a cidade, por meio de propostas que são discutidas. O prefeito tem a função de administrar a cidade, tanto economicamente quanto socialmente, elaborando políticas públicas, sancionando (ou vetando) leis, planejando e concretizando obras, etc. Os vereadores também fiscalizam o prefeito. Lembre-se que há certos tipos de propostas que um vereador NÃO pode cumprir, pois cabem ao Poder Executivo ou o Governo Estadual, como por exemplo: terminar uma obra de uma rua ou escola, melhorar o serviço de coleta de lixo, implantar escola em tempo integral, aumentar vagas na rede de educação, criar centros de arte e cultura, reforçar o policiamento em certos bairros, etc.

Lembre-se que o vereador é o político mais próximo das comunidades. Conhecendo as necessidades, ele pode indicar as melhorias para o Poder Executivo. Por isso as propostas não podem ser "prometidas", porém elas são importantes e cabe a nós população fiscalizar e cobrar os resultados.


"Questione tudo."

"Não conheço meus candidatos"
Procure conversar com pessoas próximas à você, discuta os motivos de suas escolhas. Ao encontrar um candidato "razoável", atente-se à alguns detalhes, como seu histórico, seu partido, seu vice, etc. Essas informações são ainda mais importantes que todas suas propostas (que podem ser "mera promessas"). É necessário compreender também seus ideais para não ser enganado. Hoje tive um conclusão um pouco desiludida: "Engraçado, por isso que isso se chama voto. A gente vai lá e dá um voto, sabe? Meio que um 'voto de confiança', sem saber direito se a pessoa realmente merece isso." Alguns sites que ajudam: 

Ranking dos Políticos: Um Ranking que distribui pontos para cada político de acordo com suas presenças, privilégios, processos judiciais e qualidade legislativa.

Meu Município: Com vídeos, entrevistas e até jogos, esse site propõe explicar e clarear a visão do eleitor, explicando com clareza a complexa contabilidade pública, mostrando como somos diretamente envolvidos com as contas públicas, à começar pela eleição.

Fiquem atentos e boa sorte!

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

9 comentários:

  1. Agride o pensar do sujeito obrigá-lo ao que diz-se direito.
    GK

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, mas infelizmente as pessoas votam visando beneficio próprio, de um vereador que vai ajudar ali ou aqui. Sem pensar no coletivo, mas é como vc disse, estamos em construção, não podemos perder a fé.

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo, eu não abro mão do meu voto... apesar de achar terrível ser obrigatório e reclamar das opções, principalmente no segundo turno que a disputa fica sempre em escolher o "menos pior" eu nunca deixo de votar.

    www.bybiancaconde.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu acho super importante votar, pois se queremos a mudança, temos que nos mexer.
    Uma pena que esse ano tive que justificar, pois estava trabalhando em outra cidade.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
  5. eu votei nulo oh, os candidatos da minha cidade eram os piores, sério...eu tive vergonha por eles se elegerem... entao preferi votar nulo mesmo por falta de opçoes :S

    acabei tendo uns probleminas de internet e de preguiça haha por isso a demora www.inocentementeingenua.net/

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, muito rico em informações <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, ótimas informações, na minha cidade foi para o segundo turno e nenhum dos dois canditos a prefeitos eu gosto, tô lascada, rs.

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
  8. Adorei ver uma jovem explicando para as pessoas sobre este assunto! Parabéns pela iniciativa!

    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amanhã é segundo turno na minha cidade. Votar é importante. Continuar fiscalizando também. Bela postagem. Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)