12 de setembro de 2016

Sempre que eu procuro dar alguma dica sobre como ter mais foco e como estudar com sucesso, eu procuro muito frisar a importância de você estar bem descansado. Faço isso porque teve um tempo em que eu me considerava uma pessoa preguiçosa e incapaz de conquistar meus objetivos só porque eu via na internet notícias de pessoas que estudavam de 8h à 12h por dia... E eu acabava desistindo e não estudando nem uma hora sequer.

Eu continuo admirando pessoas que conseguem ter esse tipo de "carga horária estudantil", mas acredito que ela não se aplica a grande maioria de "meros mortais", como nós. Se uma pessoa tem um sonho de conquistar uma carreira muito concorrida, como a Medicina, é claro que ela irá precisar se esforçar mais, até porque o decorrer do curso demanda uma carga horária maior que se estende até depois de concluído. E isso nem sempre é questão de vontade própria: você precisa ter uma noção do quanto terá que se esforçar o quanto antes e também ter recursos que te favoreçam, como por exemplo, não precisar trabalhar e se dedicar somente aos estudos.

Também não quero dizer que se você não tem recursos, é impossível. Essa palavra se torna pequena para quem tem persistência e determinação. Mas não pode-se generalizar e dizer que é o que basta. O excesso de auto cobrança pode se tornar prejudicial e cada pessoa tem seus limites. É preciso respeitar e não se maleficiar.

Mas nem todos nós sonhamos em fazer medicina! Para não entrar em colapso, faça seu planejamento de estudos (não sabe como fazer? clique aqui e confira) e perceba que, se você estudar duas ou três horas por dia já é possível alcançar uma meta razoável. Estabeleça suas próprias metas, de acordo com seu obstáculo e sua própria determinação.

Não desista de estudar quando se deparar com notícias como a que citei no inicio do post, nessas horas, lembre-se sempre daquela frase: "Caminho devagar, mas nunca fico parado".


Muitos estudantes caem no erro de confiar em sua animação repentina quando estão começando algo: Quando se sente descansado vai dormir mais tarde, quando percebe que está concentrado acaba ficando longas horas sem interrupções naquele assunto... Até chegar a sexta-feira e não conseguir ficar mais que 5 minutos lendo uma apostila sem o olho piscar de sono.

De nada adianta você gastar toda sua energia em um momento, e depois não a ter mais quando precisar. Por isso eu sempre digo: se você não descansar adequadamente, sua produtividade diminuirá. Eu mesma comprovei isso. Estudar não é uma questão de estar ou não com vontade, e sim desenvolver disciplina e determinação. Isso envolve não apenas respeitar o tempo de estudo, mas também suas pausas, o tempo de lazer e o de descanso.

"Como estudar com sono?"

Muitas pessoas trabalham o dia todo, descansam ao chegar do trabalho, mas... Quando vão pegar nos livros, acabam se sentindo muito cansadas e o estudo não rende. Se isso acontece todos os dias, largar tudo e ir dormir não irá adiantar, então eu tenho uma dica especial para esse caso:


Tome uma xícara de café e se deite por 30 minutos, coloque o celular para despertar: é o tempo que o café leva para surtir efeito em seu organismo e dormir nesse período vai impulsionar o resultado. Ao se deitar, procure não pensar em nada, acalme sua cabeça e não dê atenção para ideias dispersas, é um simples exercício de meditação que pode ser aplicado para que seu corpo realmente descanse, além de aumentar sua concentração quando acordar.

Coloque as dicas em prática e depois volte aqui para comentar se deu certo com você! Boa sorte!

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

12 comentários:

  1. Gostei das dicas! Eu to usando um app pra me ajudar a ter pausas e conseguir manter o foco, porque fazendo TCC parece que até a mancha na parede é interessante. Eu já estudei muito com sono quando fazia estágio, no meu caso meu organismo se acostumou a dormir de 4 a 5 horas no máximo por noite, mas isso é de cada um rs E estava com saudades de você comentar no blog!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. "teve um tempo em que eu me considerava uma pessoa preguiçosa e incapaz de conquistar meus objetivos só porque eu via na internet notícias de pessoas que estudavam de 8h à 12h por dia... E eu acabava desistindo e não estudando nem uma hora sequer" esta sou eu. Eu ameeei as dicas demais, super uteis para mim que vou terminar o ensino médio este ano. <3

    Beijos,
    https://jessica-alves2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É mesmo super importante descansar bem!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Dicas valiosas!
    Eu tinha muita dificuldade para estudar porque nunca conseguia me concentrar, ai descobri que meu sono estava influenciando =/
    Comecei a dormir mais e em horários certos e melhorou muito o meu desempenho...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estava no colégio ficava muito incomodada com as comparações que aconteciam. Acho que cada um aprende ao seu modo, do seu jeito, e ficar tentando pegar como referência o primo que quer fazer medicina e colocar como padrão só vai prejudicar a pessoa que não é igual pressionando.
    Acho mais válido dar dicas como as que você listou, principalmente para tentar manter a mente descansada ao máximo, que pra mim é de extrema importância pra evitar um colapso nervoso, que tem acontecido cada vez mais com jovens!

    ResponderExcluir
  6. não estou mais nessa fase de vestibular mas as dicas são ótimas! é preciso descansar sim, senão acaba sobrecarregando e no final não absorvendo nada! Pra quem está na faculdade tbm é uma ótima dica! Mt bom o post!


    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  7. Nos estudos o descanso sempre foi o meu ponto forte.
    GK

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, eu sempre paro de 15 em 15 minutos em todo trabalho ue preciso de criatividade não só em estudo. Adorei querida :*



    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas. Quando eu estudava, se eu já estivesse muito cansada, eu largava mão. Pq se eu insistisse, ia ser bem pior.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  10. Dicas maravilhosas e era o que estava precisando ler. Estudo pouco mais de 3h30 por dia. Não consigo mais que isso.
    Beijos e bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Su, adorei as dicas, viu? E isso não serve apenas para os estudos, até pra quem trabalha em casa e tudo mais! Não sabia a respeito do café, de deitar por 30 minutinhos, vou testar!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  12. Lindas e fantásticas dicas!! Excelente publicação!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)