14 de setembro de 2016

Um filme infantil que muito tem à mostrar para os Adultos


opinião
Imagem: Unimonte

Vamos falar sobre Riley,

uma garota de 11 anos que está enfrentando as primeiras mudanças bruscas de sua vida, quando seus pais decidem mudar de cidade. Mas é preciso conhecer principalmente a sua mente, ou melhor, as emoções que convivem lá: o Medo, a Raiva, a Insegurança, a Alegria e a Tristeza. A Alegria lidera o grupo, seu principal objetivo é manter Riley sempre feliz. Porém, uma confusão nessa "sala de controle" vão expelir Tristeza e Alegria para fora do local. Para voltar lá elas terão que percorrer os caminhos dos pensamentos da pequena garota, que, no controle de Medo, Raiva e Insegurança, vê sua vida mudando radicalmente.

Entre tantos acontecimentos, Riley acaba se tornando uma "coadjuvante" no filme, enquanto a atenção central é direcionada às suas emoções, pois são elas as responsáveis por quem a garota é e poderá se tornar. Ele abrange também suas lembranças, sua relação com a família e o mundo à sua volta, mostrando como o convívio influencia nossas relações.

Riley é apenas uma garota comum, que está entrando em uma nova fase da vida. Ela começa a se sentir insegura e com medo. Na sua mente, a Alegria, líder do grupo, tenta manter tudo alegre, ainda é ingênua para compreender que todas as emoções, inclusive a tristeza, são importantes para estabelecer um controle em nossa vida e em nossa mente.


resenha


Quando Felicidade perde o controle da sala e é mandada para fora de lá junto com Tristeza, elas percorrem os pensamentos de Riley, seus sonhos e suas lembranças. Através desse caminho ela começará a entender que não pode controlar tudo e verá que algumas bases do nosso pensamento devem cair para entrarem outras, por exemplo as fantasias e brincadeiras, enquanto outras precisam ser fortalecidas ao decorrer da vida, como a honestidade e a família.

Esse é um filme muito bom de assistir com crianças, pois tem várias situações engraçadas, mas requer uma atenção especial de nós, adultos. Tanto pela nostalgia que ele traz, pensar que um dia fomos crianças passando pela mesma situação, quanto pela forma inteligente que ele trata nossa formação como individuo. Ele mostra o peso dos sentimentos na vida, como eles devem ser externados, mas não à ponto de controlar toda a cabeça (como no caso da mãe de Riley que a tristeza comando o grupo, ou do Pai, que deixa a raiva no centro da sala). 

Ps: A situação dos pais de Riley não é abordada, só discretamente mostrada, assim como várias outras sacadas ao decorrer do filme que pedem um pouco mais de atenção do expectador. Ouso dizer também que é um filme que fala sobre empatia, por não sabemos quais lutas a pessoa pode estar passando em sua própria mente, devendo assim cuidar com nossas ações.

Acredito que cada pessoa que assistir à esse filme, vai reagir, à seu próprio modo, e perceber cada coisa que lhe saltar apenas aos próprios olhos. Essa foi a minha impressão. Deixem nos comentários a de vocês. Lembrando que a "sinopse" introdutória foi uma leve adaptação da sinopse oficial retirada do site Adoro Cinema.


O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

17 comentários:

  1. O ser simbólico faz real o imaginário.
    GK

    ResponderExcluir
  2. Oláa!
    Conhecendo o blog aqui! :)
    e que coincidência, eu assisti esse filme há super pouco tempo e achei maravilhoso!!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse filme. Reaalmente, ele tem muito a ensinar não só aos adultos, mas à todos!

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?

    ainda não assisti esse filme, mas gostei muito da proposta.
    vou assistir, beijos e obrigada pela visita , volte sempre <3

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Deve ser um filme altamente espectacular,tenho que o tentar ver um dia!! Muito boa quinta-feira para ti,tudo de bom,fica bem!!

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    eu adorei este filme, ele claro é bom para as crianças, mas sim ele tem muita coisa que os adultos deveria ter aprendido e ainda não aprenderem rsrsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um bom filme
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  8. Amei o blog e sinceramente sou apaixonada por esse filme, muito boa a dica. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzana,
    Vim retribuir sua visita, conhecer seu blog e adorei. Amei esse filme que alem de divertido é capaz de nos fazer refletir o nossa própria formação. Adorei o post!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  10. Suzana o filme é bem divertido, bom poder ver um filme infantil que ensine a todos, Suzana bjs.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro, a mensagem do filme é linda!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  12. Amei a dica deve ser maravilhoso não assisti ainda,
    obrigado pela visita volte sempre.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDAR

    ResponderExcluir
  13. Olá, Suzana.
    Já assisti ao filme e gostei demais. É muito interessante como ele aborda a questão psicológica de maneira fácil.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo fala super bem desse filme e eu morro de vontade em assistir! Amo esses filmes infantis com pegada mais adulta, sabe? Gostei da resenha :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    eu adoro esse filme, muito legal ter uma ideia do que se passa na cabeça de um pré adolescente, eu já passei por essa fase e brigava por qualquer coisa.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Esse filme é incrível! Muito legal você falar sobre ele!
    Beijos e boa semana.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)