8 de setembro de 2016

como ir bem no vestibular

Caso você esteja em ano de vestibular ou precisa prestar alguma prova importante, qualquer que seja esta, a primeira coisa que você deve fazer é se organizar. Muitas vezes acontece da oportunidade surgir em cima da hora, ou acabarmos enrolando tanto que quando viu: "já faltam poucos dias e nada foi estudado". Não é hora de se desesperar! Tudo que você precisa é manter a calma, se organizar e começar uma mudança de hábitos, que te levarão a conquista de mais foco e disciplina.

Antes de começar a explicar o passo-a-passo, preciso dizer que a maior ajuda que você pode ter vem da sua própria mente. Se você não quiser e não encontrar motivos suficientes para fazer isso, você não vai conseguir. Parar de procrastinar e começar a fazer não é algo que começa da noite para o dia, mas você precisa reeducar sua mente à uma nova forma de pensar.

Esse novo pensamento deve: 1. Valorizar o conhecimento: Você não está estudando só para uma prova, você está adquirindo conhecimento para quando você precisar. Você pode não passar nessa prova, mas com certeza virão outras e quanto mais você acumular conhecimento mais fáceis essas provas se tornarão; 2. Querer aprender: muitas vezes certos assuntos parecem não entrar na nossa cabeça, simplesmente por negarmos que eles sejam úteis. Quando isso acontecer, dê um tempo, até você perceber o quanto ele fez falta em alguma questão, e fará de tudo para aprendê-lo da próxima vez; 3. Respeitar suas limitações: Não comece se dedicando 10 horas por dia! Quando sentir que está cansado, vá descansar. Não queira ser o "mestre-sabe-tudo", cada corpo tem seu metabolismo, aproveite seu entusiamo, mas não passe dos limites.

Entendidos? Separei 6 passos simples para você mandar bem nessa. Não vai desistir agora! Se você se organizar vai dar tempo de pegar, no mínimo, uma boa parte do que você precisa. Lembrando que quando mais cedo você se prepara, mais fácil e mais tranquilo você ficará:

• Qual a data da prova? Quantos dias você tem até essa data? Você tem algum evento que possa atrapalhar seus estudos? Responda essas questões e anote tudo.

• A maioria das provas vêm com um edital que explica o que cairá, então você pode se basear nele para selecionar melhor o conteúdo. Você também pode encontrar ajuda em apostilas ou sites de concursos e vestibulares (como o Guia do Estudante, por exemplo). Se possível (caso você encontre disponível na internet), faça um simulado, ou pergunte a amigos que já passaram pela experiência o que caiu. O objetivo mais importante é definir: o que está ok, o que precisa ser revisado e o que você precisará "começar do zero". Anote tudo.

• Comece a definir os dias e horários que você terá para estudar a partir de agora. Esse horário será sagrado. Caso você trabalha, eu sugiro que você comece a estudar uma hora depois de chegar em casa, depois de comer e tomar banho. De acordo com suas metas, tente aproveitar seu horário disponível ao longo do dia (sua hora de almoço, por exemplo) para adiantar alguma coisa.

• Depois de definir o que você precisa aprender com mais urgência e o que é necessário apenas revisar, estabeleça metas para cada assunto, de acordo com o tempo que você tem disponível até a data da prova. Pode ser um capitulo da apostila, ou algumas horas por dia. É importante você definir uma meta sempre um pouco maior que o tempo que você tem disponível, por exemplo, se você dará 1h por dia, tente dar 1h e 15 minutos. Essa pequena diferença pode te ajudar a ficar mais adiantado e não acumular diante de algum imprevisto.

• Agora é só você distribuir tudo em seus dias e horários definidos. Faça um pequeno cronograma em quanto tempo você vai dedicar a cada assunto e qual dia. Há pessoas que preferem estudar um pouquinho de cada matéria, outras já preferem dedicar longas horas ao mesmo tema (eu, por exemplo, não consigo ficar muito tempo focada no mesmo assunto, então distribuo o meu horário em vários assuntos diferentes para absorvê-los melhor). Os primeiros dias serão um pouco confusos, pois você ainda não sabe como sua mente e corpo vão se comportar. Conforme você ver o que funciona e o que não funciona, vá reajustando seu cronograma.

• E uma ultima dica fundamental: Não se esqueça da pausa de descanso! Defina em seu cronograma quantas horas pretende dormir, em qual horário irá se deitar, separe pequenos intervalos de 15 minutos para comer e relaxar... E respeite esse tempo. Muitas vezes costumamos nos sentir mais animados nas segunda-feira por exemplo, quando estamos descansados e a empolgação querer ultrapassar a hora de dormir... Mas se você se empolgar e não se der o devido descanso, até sexta-feira você não conseguirá nem pegar no caderno, entende? Você pode estar muito concentrado, mas quando der a hora de descansar, largue tudo e vá. 

Espero que aproveitem as dicas!

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

7 comentários:

  1. Suzana dicas preciosas e importante, organizar é essencial pra quem é estudante, Suzana senti sua falta bjs.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzana,
    Achei ótimas suas dicas. Organização e planejamento são fundamentais.
    Big Beijos
    blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Adorei a organização, eu me organizo por tabelas e separo uma hora de estudo todos os dias, nao sou muito detalhista nessas coisas, mas é muito bom usar isso pra se organizar melhor né haha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas de como se organizar nos estudos!

    ResponderExcluir
  5. Uma das mais fundamentais é essa pausa né?
    Não adianta se matar de estudar lembro que na faculdade ás vezes eu dormia em cima dos livros.. haha
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  6. Um mimo, sua organização, seus projetos e objetividade encantam ao tio Castanha e vc fca com um carinhoe bjinhos e bjinhos..

    ResponderExcluir
  7. Já salvei nos favoritos! motivo: Quero ler, reler e ler novamente para garantir que vou seguir todos!
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    Canal no YT: http://www.youtube.com/c/blogtrilouca

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)