18 de setembro de 2016

dicas de estudos
Foto: We♥it

Hoje vou mostrar como fiz para aprender boa parte do conteúdo das principais matérias do Ensino Médio que caem no ENEM e na maioria dos vestibulares das faculdades. Quando eu comecei a me tocar que tinha muita matéria acumulada para revisar, e depois de ver que eu não conseguiria dar conta de tudo aquilo, me desafiei a tentar de alguma forma. Eu não podia ficar parada!

A maioria dos livros indicados eu já tinha lido na escola, porque literatura sempre foi minha matéria preferida. Então bastou ler alguns resumos e estudos sobre as obras para concluir essa parte.

Como eu já disse aqui, o mais importante é ter uma meta. No meu caso, eu bolei uma "pequena estratégia" para me ajudar um pouco mais. Como eu não tinha tempo, nem estava fazendo cursinho, preferi focar nas matérias que eu apenas conseguiria aprender por conta própria. Levando em conta que o Sisu e o Prouni atribuem "pesos" diferente para cada matéria, dependendo do seu curso, e a faculdade que eu prestaria vestibular não teria matérias de exatas, eu foquei somente nas matérias de humanas.

Claro que, se eu pudesse, eu teria me dedicado às outras matérias. Com certeza elas são úteis na hora de fazer a prova do ENEM e teriam me ajudado muito no segundo dia da segunda fase da Fuvest (que é o mais difícil de todos), mas a questão é que eu sabia muito bem que se eu tentasse por conta própria, eu acabaria desistindo e ferrando com todas as outras matérias que eu tenho mais afinidade. No final, fiquei feliz com meu resultado, já que eu adquiri muito conhecimento que será útil na hora de fazer a faculdade também.

são boas?
Foto: ProsaSuzana

As apostilas do Guia do Estudante foi o material que mais me ajudou a estudar. Comprei a de Atualidades, Redação, História, Português e Geografia... Conforme os estudos avançaram comprei também a de Biologia. Superguia ENEM de Sociologia e Filosofia foi muito boa também! Elas são fáceis de encontrar em bancas de jornal ou pelo site da Livraria Saraiva, preço médio 18,90.

Todas elas vem com algumas questões dos principais vestibulares, pra mostrar na marra "como cai na prova", só pra gente ver se estamos realmente  preparados para aplicar os conhecimentos. Todo mundo tem pavor da segunda fase da prova da Fuvest, por você ter que escrever a própria resposta, mas pra falar a verdade, eu achei esse método muito melhor! São menos questões, e você não tem chance de errar por ficar confuso entre duas alternativas ou nenhuma. O fato é que se você estudar não tem erro. Simples assim. Já as alternativas geralmente tem "pegadinhas" e costumam deixar a gente bem confuso.

Minha organização foi a seguinte: ler uma quantidade de páginas por dia, anotando o que eu achava importante, pesquisando melhor assuntos que eu não compreendia, e lendo/assistindo todas os livros e documentários que eles indicam para fixar melhor os assuntos.
Estudar com apostilas é um ótimo meio para quem tem facilidade de aprendizado através da leitura.


Os Canais no Youtube também são uma ótima ferramenta para estudo. Eu prefiro aqueles que contém o assunto bem resumido, e caso surja alguma dúvida o jeito é correr pro google e começar a pesquisa. Um dos melhores, na minha opinião, é o Oficina do Estudante (esse do vídeo acima). E o melhor é que você consegue estudar através de aulas totalmente gratuitas.


Vídeo aulas funcionam melhor para estudantes que preferem estudar com alguém explicando, ao contrário da leitura.

simulados
E claro, os simulados são fundamentais. Esse do Sistema Etapa eu ganhei, é uma apostilinha com a prova inteira de 2014. Já o Livro Ficou Fácil Passar no Enem, vem com 500 questões comentadas e mais temas de redações anteriores, o melhor que existe para treinar! A edição atual está disponível para venda na Livraria Guarulivros, R$ 69,90.

Para quem mais tempo disponível, existem as aulas online, a que já testei e mais recomendo é o Descomplica (a assinatura custa em média R$ 25,00).

Espero mais uma vez ter ajudado!

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

10 comentários:

  1. Oi Suzana,
    Eu só consigo estudar escrevendo depois de ler, me ajuda fixar melhor a matéria.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. O segredo é descobrir qual forma ou quais formas te fazem assimilar melhor a matéria. dicas muito boas!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  3. Esses vídeos me ajudaram MUITO também! Eu até cheguei a fazer o cursinho e tal, o bom do curso foi que me ajudou a exercitar, e os vídeos me ajudaram a aprender mesmo. Tem professores muito legais e que fazem a gente aprender bem facilmente. Fora que quando fui fazer, o Descomplica fazia aulas gratuitas ao vivo, não sei se eles vão fazer isso esse ano, mas quando eu fiz, eles fizeram 1 ou 2 semanas antes essas aulas ao vivo pra todo mundo no YouTube mesmo.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu fazia a mesma coisa quando tive que estudar pro ENEM HAHAHA Mas no final acabei fazendo 6 meses de cursinho que me ajudaram muito em química e em física, no restante eu fui bem (e estou na faculdade graças ao ProUni hahaha)

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  5. Esses vídeos são MUITO bons! E suas dicas também foram ótimas. Eu estudava pela internet e com muito gabarito da escola. hahah
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  6. Espero que essas provas te tenham corrido super bem e que tudo tenha corrido da forma como planeaste!! Aproveito para te desejar um bom resto de semana,aproveita e disfruta bastante da tua vida ao máximo!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    bjs flor
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  8. Estudar é realmente muito difícil,mas quando se tem os lugares certos para isso tudo facilita né. Gostei muito do post!
    X J X C X

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas!
    Ainda bem que já passei dessa fase rs
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzana,
    Quanta dica legal, vou mostrar este post maravilhoso para minha filha. Obrigada por compartilhar sua experiencia!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)