9 de março de 2015

layout

Como prometido, hoje vou dar umas dicas básicas para você, que criou o seu blog mas não sabe por onde começar. Começar um blog às vezes costuma ser complicado, pois sem uma direção você não sabe para onde seguir. A primeira coisa que você tem que pensar depois de criar seu blog é o layout.

O layout em 5 passos:


O primeiro layout é sempre um desafio. Mas vale a pena e é um ótimo exercício de auto-conhecimento.

1. Navegue em sites que o layout te agrada e em sites de inspirações como o we heart it e Pinterest. Procure anotar o que gosta mais e o que gostaria que tivesse em seu layout.

2. Salve o máximo de Brushes que se identificar. Crie uma pasta no seu computador e salve as imagens que mais gosta (procure ser seletivo, salvando só o que realmente acha que tem a ver com você!). Aqui e aqui por exemplo tem bastante brushes legais, mas se você não estiver satisfeito, é só jogar no google e se acabar!

3. Os Brushes são úteis para você se inspirar, mas depois você vai precisar de mais alguns materiais úteis, como backgrounds, barrinhas divisórias e fontes legais,

4. Defina a paleta de cores. Para que seu layout seja agradável, você precisa saber que não pode abusar de elementos que "tirem o foco" do leitor, como cores neon, fundo escuro, gifs, etc. Seu blog ainda não tem postagens, então deixe bastante espaço para quando precisar dele. Para trabalhar no seu layout sem ficar perdida você pode definir quais cores usará, mas se precisar de uma cola, busque inspiração em paletas de cores agradáveis.

5. E agora você literalmente "se vira!". O resto do dia é um emaranhado de ideias e dificuldades a serem ultrapassadas. Ok, mas ai você deve estar se perguntando: como que eu vou usar tudo isso se nem sei usar? Para isso existem uma infinidade de sites com tutoriais muuuuito úteis.

Links Úteis:



Caso você tenha muita dificuldade nessa parte, há também alguns "caminhos mais curtos" para ter seu layout. Um deles é colocar um Template Free, porém eu nunca gostei, pois sempre tive dificuldade na hora de edita-lo quando precisei, pois como dona de um blog, é necessário aprender o básico de html e layout para não ficar dependente de ajuda quando ocorrer algum problema pequeno que pode prejudicar toda a navegação do seu blog.

5 coisas que você não deve fazer:


• Desistir;
• Pedir para alguém fazer pra você de graça;
• Se contentar com o que está ruim;
• Encher o blog com gifs, cores neon, música automática e um monte de gadget inútil só porque é fácil de colocar;
• Plagiar o layout de outros blogs;

Para se pensar:


• Se você trabalha ou tem dinheiro de alguma forma, com certeza já deve ter pensado em comprar seu blog pronto. Isso agiliza boa parte do trabalho, porém se esforce para acompanhar essa criação para deixa-la sua cara. Começar um blog com tudo prontinho pode parecer fácil, mas escrever em um espaço que não tem nada a ver com você e sim com o que é comercial pode tirar a credibilidade dos leitores e te levar a parar futuramente.

Espero que aproveitem bem e comentem que tipo de dica gostariam de ver aqui! ♥

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

7 comentários:

  1. Você esta descrevendo o passo a passo pra criar o Layout e não como Criar !
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post pra quem está começando agora ou precisando de uma ajudinha com o blog... todas as dicas são validas.

    Blog: www.bybiancaconde.com.br
    Fan page: www.facebook.com/bybiancaconde
    Instagram: www.instagram.com/bifconde

    ResponderExcluir
  3. Dicas excelentes! Quando eu comecei, não tinha ídeia de nada. Estava totalmente perdida. Na verdade não sabia nem o que estava fazendo ali, muito menos o que era. Mas o tempo me ajudou muito. Fui mexendo no blogguer, pesquisando, descobrindo e fui aprendendo. :)

    Beijos,
    Jéssica Alves

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma dificuldade para HTML mas eu achei um layout que é a minha cara e a paleta de cores tbm :D

    Visite meu Blog: http://thestylecontact.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)