14 de dezembro de 2014

"O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior".  - Platão



A cada ano que passa a política tem despertado, ainda que muito timidamente, interesse na sociedade brasileira. Mas é importante sair da caverna de uma vez por todas e enxergar claramente as coisas. Com a ajuda de bons livros seremos cidadãos ainda melhores. Essa lista serve pra mim, pra você e para todos que entendem a profundidade e importância de tal assunto na sociedade. Está na hora de deixar de ser "apolítico" e se interessar por debates saudáveis, baseando uma opinião em pesquisa e não em jornais e revista.

A Mosca Azul - Frei Betto
"No Palácio do Planalto, Frei Betto ocupou, em 2003 e 2004, as funções de Assessor Especial do Presidente da República e coordenador da Mobilização Social do programa Fome Zero. Aqui ele partilha com o leitor informações e reflexões de quem esteve dentro da esfera do poder. Numa narrativa lúcida, crítica e abrangente, rememora o processo social que levou Lula à presidência em 2002. A partir de sua atuação política nas últimas décadas, o autor analisa a crise do regime democrático em tempos de neoliberalismo. À luz de Platão e Aristóteles, Maquiavel e Montaigne, Marx e Max Weber, Robert Michels e Hanna Arendt, e tantos outros, ele contextualiza, histórica e teoricamente, a crise da esquerda brasileira. Escrita em linguagem clara, desprovida de academicismos e, por vezes, impregnada de poesia, A Mosca Azul convida o leitor a aprofundar sua visão dos fatores que levaram ao impasse um governo eleito para operar mudanças substanciais e refletir sobre a maior de todas as tentações do ser humano: o poder."

O Cofre do Dr. Rui - Tom Cardoso
Em uma narrativa de tirar o folego,o jornalista Tom Cardoso conta a eletrizante historia do maior assalto da luta armada brasileira,realizado pela VAR-PALMARES,grupo militante do qual fazia parte a presidente Dilma Roussef.

Política para não ser idiota - Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro
"Este livro apresenta um debate sobre os rumos da política na sociedade. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania. Além dessas questões, são apontadas ações indispensáveis como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos."


A República - Platão
"É uma das obras-primas de Platão. Nela o filósofo expõe suas idéias políticas, filosóficas, estéticas e jurídicas. Aqui se encontra a "Alegoria da Caverna", uma das mais belas passagens de toda a obra de Platão. O filósofo imaginou um Estado ideal, sustentado no conceito de justiça."

"A publicação mostra os conceitos que moldam a arte da política, compreendida aqui não só como o jogo disputado nos gabinetes do poder representativo, mas sobretudo como atividade inerentemente humana. Uma prática que, desde a antiguidade da China e da Grécia, leva os homens a desenvolverem ideias essenciais para reconhecer a primazia do bem coletivo sobre o anseio individual. Seu lançamento pela Globo Livros coincide com o rescaldo das manifestações populares que varreram o Brasil em 2013, as quais desencadearam, entre outras reações, a iniciativa de uma ampla reforma no sistema político nacional. Assim como os títulos antecedentes da série, a obra traça a evolução do pensamento político a partir de grandes máximas que entraram para a posteridade, em ordem cronológica. O livro lança um olhar panorâmico: analisa não só as reflexões dos grandes teóricos, mas também as opiniões de quem fez política na prática. Pensadores como Confúcio, Platão, Tomás de Aquino, Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Marx, Weber, Hannah Arendt, Noam Chomsky e o o brasileiro Paulo Freire (entre muitos outros) dividem espaço, aqui, com líderes políticos do porte de Abraham Lincoln, José Martí, Gandhi, Lênin, Churchill, Che Guevara e Nelson Mandela, só para citar alguns"

"Não fique por fora dos temas que agitam o país. Veja aqui o que você precisa saber para entender,opinar e debater política e atualidades. O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Todos os textos sobre os livros são suas respectivas sinopses que encontrei na internet. Cada livro segue um link para compra online, mas quem for de Guarulhos fique à vontade para fazer me fazer uma visita na Guarulivros. Boa Leitura!

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

34 comentários:

  1. poxa, que bacana, curti muito as indicações, eu nao entendo nd de politica e mais que preciso ler algo pra começar a entender

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Seis boas recomendações, sem dúvida! Mas o que gostei muito mesmo foi a citação de Platão :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito esse estilo, infelizmente.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Su eu ainda não conhecia alguns desses, já li a Republica e é realmente muito bom!

    http://fabilimablog.blogspot.com.br/
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Me interessei pelo livro o cofre de Dr. Rui, eu amo ler sobre politica e debater com meu pai que é sindicalista, é muito gostoso.
    Ahh Cassia Eller é e era amor.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu trabalhar em ambiente político, não entendo nada de nada, acredita? HAHAHAH

    na verdade, não entendo pq não me interesso o suficiente :T

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você começar a entender vai se interessar mais! =)

      Excluir
  7. Que bacana essa seleção Suzana, fiquei super interessada em ler vários títulos!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    Bacana a dica.
    Tinha uma matéria na facul chamada "Politica e Administração" onde claro,politica era o tema principal ( e esta foi uma das melhores matérias que tive).

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente deve ser muito interessante! =)

      Excluir
  9. Nossa Su! Acho de suma importancia que o jovem se interesse por politica. Aliais, uma das coisas fundamentais pra melhorar o Brasil seria mudar completamente o sistema de ensino e incluir politica como uma materia separada (nao só como parte das aulas de historia ou geografia), abrangindo nao so o lado historico da coisa, mas o lado pratico, quem é responsavel pelo o que, quais sao as funçoes de um deputado, de um senador... cada micro detalhe de como funciona a politica mesmo, pq toda vez que eu vejo brasileiro discutindo politica eu percebo que eles nao sabem do que estao falando. Eu mesma sou muito ignorante quanto ao processo de aprovação de leis, hierarquia no senado, tudo. Tem tanta coisa importante que o jovem deveria aprender e que nao eh ensinado nas escolas, sabe?

    Pra mim, politica, economia domestica, empreendedorismo e ecologia deveriam ser obrigatorios nas escolas.

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essas matérias estão faltando mesmo. Eu aprendi bastante sobre política nas aulas de filosofia e sociologia do ultimo ano, eram matérias obrigatórias do currículo do ensino do estado.

      Excluir
  10. Olá, a política é um assunto muito importante e que deveria ter um interesse verdadeiro de toda a população; ainda não li nenhum dos livros indicados mas pretendo ler mais sobre o tema.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não entendo nada de politica
    Estou precisando pegar um desses para entender pelo menos um pouco
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha eu nunca gostei de política, mas depois que passei a votar, comecei a me interessar mais, acho que é bom entender mais, assim quem sabe eu passe a gostar mais.. adorei as dicas, postagem criativa!!

    ResponderExcluir
  13. Queda vez menos gosto de politica. Mas é bem verdade, se não participarmos estamos a permitir que pessoas menos dotadas governem as nossas vidas...

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, ando viciada no assunto.

    Bjos, gata!

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler o Cofre do Dr. Rui. Ainda não li e está nos must-have. =]

    Ótimas dicas.


    Beijinhos
    n. // Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não sabia da existência de alguns desses livros, fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre este assunto que muita gente pensa que conhece =/ inclusive os próprios políticos!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. De todos os livros citados, eu já li o livro "A República" de Platão. Recomendo para quem gosta dessa área da literatura com uma pitada boa de filosofia. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com o que você falou no início sobre sair da caverna e encarar a política como realmente é, compreender mais a respeito, mas também confesso que eu sei bem pouco sobre isso, então adorei as dicas, é mesmo uma ótima forma de saber mais sobre aqueles que afinal governam seu país né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag do skoob no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  19. Que bacana tocar no assunto, acho mesmo muito importante entendermos mais sobre o mundo que vivemos e a política está incluída. Vou anotar a lista!!

    beijoo,
    Dressa
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  20. que seleção bacana, mas nao gosto do assunto, pois só de pensar nessa politica que estamos vivendo me da ataque de nervos kkkkkkkk

    Bjuuu
    http://www.blogjumedeiros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma situação agradável, e ela precisa ser mudada.

      Excluir
  21. Menina adore a idéia de dicas
    de livro sobre esse tema, que influencia
    tanto na nossa vida!!

    Com carinho Vivi,
    blog Doida Por Esmaltes
    No Instagram
    Canal Youtube

    ResponderExcluir
  22. Gosto de política e estava a procura de livros assim para ler. Gostei das dicas Suzana, obrigada!
    Abraços!
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter sido útil! Agradeço a visita! :*

      Excluir
  23. Que saudade de passar por aqui!!

    Nao sou mto ligada em politica mas gostei das dicas ;)

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Bem bacana as dicas :)
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ei, Suzana, tudo bem?
    Adorei a frase de abertura. Acredita que ainda não li nenhum dos livros citados. #vergonha

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)