4 de setembro de 2014

sem filtrosem make

As hashtags #semfiltro e #semmake, desafiam nós mulheres a mostrar a cara limpa nas redes sociais. Coisa que me assusta ter que ser chamado de "desafio", pois só demonstra a insegurança que muitas pessoas tem em relação a si mesmas. Desafio que muitos poderiam chamar de "sendo você mesma". Só que eu não optaria chamar assim, pois entro em um paradoxo: só ao natural somos nós mesmos? Eu creio que não. Talvez a maquiagem nos dê sim um pingo de personalidade, seja lá qual passemos, com batons vermelhos e pálpebras coloridas. Assim como não andamos pelados e carecas por aí. Ser você mesmo talvez vá além de conceitos aparentes, como eu costumei brincar comigo mesma quando vi certas fotos de pessoas: não adianta tirar a make e não tirar a máscara #suzanamá.

A repercussão foi tamanha e satisfatória, nos levou a crer como somos todos normais. Talvez sair na rua e se deparar com uma Kylie Jenner por aí, de imediato, não faça bem para alto estima de qualquer um e nos faz perguntar coisas como: "droga, porque eu não nasci com sobrancelhas levemente arqueadas, cílios enormes e lábios carnudos?" ou quem sabe "porque eu não consigo dormir o suficiente para sumir essas olheiras, porque meus cabelos não são lisos e como eu fui capaz de estourar tantas espinhas?". E a resposta é meio obvia: você não é perfeita.

Então eu fico indignada com essa ilusão de padronização e perfeição, a que ponto chegamos? Sim, chegamos a ponto de ter que comprovar o obvio: ninguém é perfeito. E comprovar com coragem e determinação. A humanidade tem desses retrocessos. Pelo menos não precisamos provar que não somos prostitutas por usar batom vermelho, como acontecia no século 19. Talvez atualmente só precisamos provar que não somos superficiais.

Por fim, agora que todo mundo já provou que é normal (porque sem maquiagem eu realmente vi um monte de rostos iguais), eu digo com convicção: se produza. Sim! Se produza. Você tem todo direito de destacar suas perfeições, tem todo direito de expor sua personalidade e não ser julgada por isso. Claro que você também tem direito de esconder a sua pinta de nascença que todo mundo desenha e finge que tem. Essas somos nós: iguais, mas diferentes. Diferentes, mas iguais. E sabe o que tem a ver? Nada a ver! Deixa que isso seja um "tanto faz" pra você. 

Você é linda de qualquer jeito.

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

56 comentários:

  1. Eu não tenho problema nenhum em sair por aí sem make.. e eu achei legal esse desafio .. pois muita gente se esconde por baixo da maquiagem..

    www.maquiagenseseusafins.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uauaua, sou um tio antiguinho, prefiro carinhas, rostinhos bem delineadinhos e maquiados com inteligência e delicadeza, mas, desafios, são desafios, nada mais e vc merece receber pela beleza deste rostinho lindo, beijinhos e pela inteligência q vc tem, beijinhos e beijinhosssss...

    ResponderExcluir
  3. Adorei Su!! Na realidade eu não tenho problemas em me mostrar sem make. Até por que a preguiça sempre impera, sabe? Mas não é só pq tenho preguiça, mas sim, pq não me importo muito. Pra mim é, literalmente, um "tanto faz". Eu me arrumo para ficar mais produzida, para fotos, eventos e tals, pq acho que podemos sim querer sair mais arrumadas em fotos que nos servirão de lembrança sempre. Pq não, né? Aumenta a estima. Adoro sempre seus textos, viu? Amei passar aqui de novo!!! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzana, muito interessante seu texto, me fez pensar por um lado que não via muito.
    "Essas somos nós: iguais, mas diferentes. Diferentes, mas iguais." Super concordo.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Seus textos são sempre perfeitos demaaais.
    Ironia mesmo foi ser chamado de 'desafio', concordo!
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pode curtir mil vezes esse post???? FALOU E DISSE! Concordo com tudo! Não adianta tirar a make e não tirar a máscara! Não sei em que ponto a humanidade se perdeu nas aparências e no desejo de ser sempre perfeito!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  7. Olá Suzana
    Gostei demais do contraponto que você fez a essa campanha. Realmente criou-se uma ideia de que a mulher que se maqueia não é natural ou não é ela mesma. A mulher quer sempre estar bonita porém, mais do que estar bonita ela quer estar bem consigo mesma e por isso busca o melhor no que diz respeito beleza. A campanha foi interessante porque muitas meninas tem medo de postarem fotos sem maquiagem e ao serem desafiadas venceram esse medo. Mas sabemos que é muito mais do que isso. Mais do que se produzir é importante que se sintam bem com isso.
    Sempre bom vir aqui. Bjsssss Saudades desses textos.
    Blog Fernu Fala II
    Meu Twitter

    ResponderExcluir
  8. Não é tirar foto sem make ou com make que vai definir quem você é, eu tiro fotos sem make com make e nem por isso mudo o que sou de verdade. Como na brincadeira que você fez, tirou a make mas não tirou a máscara.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  9. "Algumas pessoas tiram a make e não tiram a máscara" hahahaha perfeito! Concordo com você, acho que cada um tem a sua personalidade e não vejo nenhum mal em destacar seus pontos fortes e esconder os que menos te favorecem com maquiagem. Adorei o texto!

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  10. Penso exatamente assim Su, vivemos numa época de estereótipos, da perfeição. Acho ridículo isso. Muitos dos que criam estereótipos são os mesmos que podem sofrer por causa deles... Tenho a ousadia de dizer a todos que me perguntam algo referente a beleza, que toso mundo é bonito, porém, o que pode ser bonito para mim pode não ser para você e vice versa. Enquanto as pessoas forem reféns da opinião alheia e dos padrões de beleza impostos por ai, ainda vai ser novidade ver desafios como esse.
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Sinta-se bem, maquiagem com ou sem!
    GK

    ResponderExcluir
  12. Que texto lindo, Suzana! Amei ♥
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Concorde plenamente! Pode até soar falso, mas nunca fui de ficar me comparando a celebridades. Sempre tive muito claro na minha mente que as fotos de revista sofrem todo um processo e que, no dia a dia, ninguém é garota da capa. Adorei o texto! Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiie! Tudo bom??
    Eu confesso que não curto esse tipo de corrente de facebook, por exemplo... Mas eu apoio sim e sou a favor da beleza natural!! Isso não significa que eu sou contra maquiagem, pelo contrário! Eu amo me maquiar e acho bonito pessoas maquiadas, só que sem exageros!!
    Tem muita gente que esquece sua essência e enche a cara de maquiagem para ficar "padrão beleza da sociedade". Isso sim eu sou contra!
    Quantas e quantas vezes já sai sem maquiagem por preguiça!! hahahaha
    Não sou presa à maquiagem não... :) E quanto mais leve ela for, melhor! :)
    Sei lá, acho que ficaria filosofando um bom tempo sobre isso com você!!! :)
    Adorei o post!! :D

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    - Facebook
    - Twitter
    - Youtube
    - Instagram

    ResponderExcluir
  15. Somos todas iguais.
    Se estivermos maquiadas lindas e não lindas mais tb mais comuns.
    A verdadeira beleza está no coração.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu texto. Eu fui desafiada pela minha amiga e postei uma foto sem filtro e sem make no facebook, nem foi tão ruim quanto parecia hahaha

    http://sublimecapital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiiii Su!
    Eu participei do desafio sim, pois me amo sem maquiagem também!
    Na verdade só uso o básico mesmo, um delineador e um batom rsrsrs
    O mais importante é ser feliz, autêntica e decidida!
    bjsss e boa semana

    ResponderExcluir
  18. Seu texto ficou sensacional! Muito bem escrito!
    Acho que todos nós temos uma partezinha do nosso ego que é de cristal e ela vive levando pedradas por aí. Seja por alguém ser mto mais bonita, seja por nossa autosabotagem... o que importa é que sempre tem alguma coisa que vai nos incomodar. O importante é entender que é exatamente esses defeitos que todo mundo que contribuem pra essa diversidade enorme e incrível desse mundo.
    E se vamos nos arrumar, vamos fazer isso pra nós mesmas. Pra valorizar a nossa beleza, que já é nossa, com ou sem make!

    Um beij
    www.reinodascoisas.com

    ResponderExcluir
  19. Todas as mulheres deveriam se valorizar, fazer as coisas por elas, sabe? (claro que tudo tem limite, nao to dizendo pra ignorarem o resto do mundo hahah) enfim, todas somos lindas a nosso modo
    maybe-i-smiled.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. eu gostei do que disse eu tenho 14 anos uso maquiagem mais não acho isso um desafio eu Me amo assim e ficar sem make pra mim é normal , minha pele agradece e minha saúde muito mais .

    acho que Tirar uma foto sem make e sem filtro quer dizer eu não gosto de mim assim então uso make . pra mim é falta de se gostar etc ....

    beijos
    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei seu texto! Uso pouca make, o que mais tenho é foto de cara lavada haha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. "não adianta tirar a make e não tirar a máscara" Falou tudo!!! Adorei
    Só li verdades rs
    Beijos
    http://www.cantinhodanike.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. -ótimo escrito.
    Levei um certo tempo em me aceitar. Eu queria ser alta dos olhos claros.
    Hoje, sou feliz baixinha dos olhos de jabuticaba.
    Ninguém é perfeito. Leva tempo até a ficha cair =S

    ResponderExcluir
  24. Concordo com você em tuuudo! Principalmente em que não tem nada demais se produzir!
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  25. Oi minha linda
    Amei o post, realmente falou tudo
    Quase sempre tô sem make e não sinto falta
    Beijos
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não tenho nenhum tipo de neurose com aparência! Me aceito de boa, sem filtros ou edições Precisamos é ser feliz!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito do texto, já me peguei mega triste, com baixa autoestima porque não me achava muito bonita e tinha a ideia dessas famosas serem perfeitas. Hoje estou mais desencanada, saio sem maquiagem com muita frequência e não me sinto mal.

    www.rockcomluxo.com
    CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/natypottersena

    ResponderExcluir
  28. Não vejo problema algum em sair sem maquiagem, tenho confiança maquiada ou não.
    Beijinhos
    Dani

    http://www.daniellaguedes.com.br/
    @_danielaguedes

    ResponderExcluir
  29. Adorei ♥
    Eu sou uma grande adepta da cara lavada, estou SEMPRE assim, então o desafio pra mim foi só o meu dia a dia hahahaha


    Beijinhos
    Nath | Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  30. eu amo make sabe, mas sei viver sem ela, as vezes saiu por ai como vim ao mundo, e aceitei o desafio haha
    beijos linda http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Suzana!
    Eu assumo não gosto de parecer sem make nas ''fotos'',mais também só vivo com cara de cansada :( participei desse desafio e apareci sem make sem filtro nem nada no instam!
    Sem neura!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É acho que nas fotos dá mesmo essa impressão de cansada, mas é efeito da câmera, assim como ficamos feios quando tiramos fotos no escuros e lindos na luz natural e dependendo da câmera somos mais bonitos ou feios.

      Excluir
  32. Eu uso muito pouca maquiagem, normalmente estou só com blush e olhe lá rs.
    Não tenho vergonha de ser como sou
    Kisses

    ResponderExcluir
  33. Melhor frase EVER Suzana: "não adianta tirar a make e não tirar a máscara". Vou levar para a vida!!!

    ResponderExcluir
  34. Ótimo texto, adorei o tema. E é isso mesmo, não temos que ter vergonha de mostrar nossas "imperfeições", somos lindas do qualquer jeito. rs
    Eu mesma, quase não uso make durante o dia, a não ser que eu vá para algum evento ou algo do tipo, mas normalmente quem me ver, vai ver minha cara
    "lavada". rs
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
  35. Bom texto, gostei do tema.
    Eu saio de casa sem maquilhagem, tiro fotos, sem problema algum.
    Temos de ser nos mesmos, mas também adoro usar maquilhagem.
    Acho que a maquilhagem não serve como uma mascara, mas sim para realçar o que temos de mais bonito.
    Cada pessoa é que sabe o que deve ou não usar e como se sente melhor. :)
    bbelieve123.blogspot.com
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo! Mas infelizmente há quem use a make como máscara.

      Excluir
  36. Nossa! Eu saio 200x sem make e de vez em quanto saio com...
    Aproveitando

    Quero convidá-la para conhecer meu blog e participar de um mega sorteio: http://blog.israelcompras.com/
    Se quiser participar de nosso programa de afiliados, fale comigo
    vivi@israelcompras.com
    Bjks
    Vivi
    www.israelcompras.com

    ResponderExcluir
  37. Rachando de rir aqui com : "Não adianta tirar a make e não tirar a máscara" .
    Gosto de maquiagem, fiz o desafio; mas achei muito interessante seu ponto de vista e seu texto. A questão é que a pessoa precisa se amar por quem ela é, e não esconder sua insegurança atrás de uma make.

    http://amelialuanasales.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Eu não tenho medo de sair por aí sem make, que por sinal só comecei a usar há bem pouco tempo... Tenho sardas e acho lindo, não vejo necessidade de encher de pó, base e corretivo para esconder por não considero um defeito e sim um diferencial. Imagina que sem graça se todo mundo fosse lindo, perfeito e igual?

    Xerim :)
    Visite o TL: http://www.trilouca.com/ e participe dos meus sorteios Sorteio MUNDIAL de uma NAKED 2 e Sorteio de um Kit Cinéfilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suuuper sem graça! rs E sardas é lindo demais !!

      Excluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)