16 de agosto de 2014

E tudo que eu gostaria de saber quando comecei a blogar. =)

dicas
Quero começar te dizendo que para blogar não há formula. É muito mais do que pegar algumas fotos, uma referencia ou falar de moda e maquiagem. Às vezes a gente demora pra aprender isso, mas enquanto não aprendermos blogar nunca vai ter graça. Talvez você nunca se sinta satisfeita com a formatação da sua postagem, com o seu layout e com suas fotos, e acredite, isso é um bom sinal. Nunca se satisfazer será sua nova pulga atrás da orelha que você vai aprender a conviver, e que também vai te adentrar em um processo continuo de aperfeiçoamento (um processo sem fim). 

Talvez você nunca ganhe um centavo, te garanto, dinheiro nunca é fácil de conseguir. Mas certamente você viverá de blog. Como? Se você ficar até tarde na cama, será pensando nas postagens que tem que fazer, ou se você der um passeio por aí, vai aproveita-lo de forma que dê pra contar tudo no seu cantinho. E vai chegar uma hora, que a sua vida vai parecer interessante, por mais que você saiba bem que é uma menina comum como qualquer outra. É que todos nós somos interessantes, só esquecemos disso às vezes.

Uma hora você vai sentir que não vai mais valer a pena. Mas eu te garanto que isso passa. Por mais que ninguém te leia, ou ninguém comente suas postagens, é certo que os aprendizados que adquiriu, como aprendeu a enxergar sua melhor versão de si mesma e outras coisas (que as blogueiras hoje em dia não dão valor), te juro, essas coisas não tem preço. Os números nunca provam nada, eles só enlouquecem as pessoas. Então esqueça um pouco os números.

"Mas nós, nós que compreendemos a vida, nós não ligamos aos números!" - O Pequeno Príncipe

Quando você menos esperar, as surpresas vem. Blogar deve ser um tipo de amor. Um jeito de fazer a gente aprender a se doar pelo que gosta, sem esperar nada em troca. Mas existem trocas muito melhores do que esperamos. E esses aprendizados não se limitam apenas ao blog, e sim a toda sua vida. E se você aprender isso, pode ser que seja bem sucedido em tudo que faz, e quando eu digo "bem sucedido", eu quero dizer "totalmente feliz".

Por isso agora eu te digo, não seja uma "troca seguidores", ou só "mais uma garota que faz spam". Dedique seu tempo aos aprendizados. O tempo que você leva seguindo 100 blogs que nunca irão visitar seu blog com o carinho que deveria, você poderia conquistar 5 leitores fieis que vão falar de você pra mais 5 que falarão pra mais 5 e nessa brincadeira você acabará talvez com apenas 5 seguidores, mas 20 visitas diárias. E assim que as coisas acontecem.

Não há nada que você não possa aprender. Por isso, ao invés de pedir que façam as coisas de graça por você, aprenda. Existem muitos blogs de tutoriais de HTML, de edição de fotos, de como divulgar seu blog, de como produzir bons posts. Ainda que você inicialmente erre, continue tentando. Esses aprendizados não se comparam às opiniões mesquinhas que as pessoas vomitam nas redes sociais sem propriedade, sem fundamento nenhum. E então voltamos à pulguinha que falei no inicio do texto.

Não quero me estender mais, pois sei que muitas coisas só aprendemos vivendo, então um ultimo conselho lhe dou: Esteja aberta à criticas. Aceite o fato de que ninguém é obrigado a gostar do que você faz. Aprenda a lidar com pessoas que não sabem criticar educadamente. Mas acima de tudo, esteja sempre com sua mente aberta: à novas ideias, ainda que elas saiam do comum. Não tenha medo. Ame você mesma e goste do que posta, pois se você não gostar, não pode existir quem goste. E seja humilde SEMPRE. ♥

Boa sorte! E conte com a gente! =)

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

75 comentários:

  1. Ai eu adorei essa carta, acho que é bem isso tudo que você disse. Acho que você vive de blog mesmo sem ganhar dinheiro, perdi as contas de quantas vezes eu saio e penso "nossa, meus leitores iam amar esse lugar" e o fato da nossa vida ser interessante mesmo sendo normal também é muito verdade!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto.
    Realmente, depois que eu me tornei blogueira aprendi coisas que sei que nunca aprenderia caso não tivesse começado a blogar.
    Uma coisa super importante que você falou foi sobre não se importar com os números, muitas vezes a gente se compara com pessoas que começaram depois mas já tem muito mais seguidores e fica trsite. Mas será que esses seguidores acompanham de verdade aquela pessoa?
    Acho que toda blogueira iniciante devia ler esse texto.
    Beijos.
    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Arrasou! Muitas blogueiras até que não são iniciantes deveriam ler esta carta. :)

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Suzana!
    Acho que todo blogueiro iniciante devia ler esse seu texto. Quando a gente começa um blog, a gente tem uma mentalidade mas, só com o tempo, a gente vai descobrindo como as coisas realmente são. E, quando a gente finalmente compreende, só aí consegue se estabilizar e encontrar verdadeiro prazer no que faz.
    Engraçado, muitas vezes eu pensei "porque eu escrevo essas coisas, se ninguém lê de verdade?". E a resposta foi a mesma: além de tudo, o que se ganha é aprendizado. A gente aprende com aquilo que a gente faz...
    E, no fim, o que importa realmente não é a quantidade de seguidores, mas a qualidade de leitores. Quando você descobre o sentido daquilo que você está fazendo, você se sente realmente recompensado pelo seu trabalho.

    Ótimo texto, parabéns!!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Seu comentário também acabou sendo importante pra mim =)

      Excluir
  5. QUE LINDA, você! Amei o texto e só li verdades, com certeza o que resume bem esse caminho é a relação séria de tentativa e erro, o aprendizado sem fim! E awn, o Pequeno Príncipe <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Concordo e muito contigo Suzana.. Quando eu comecei meu blog, foi apenas por começar mesmo, eu cometi muitos erros que toda iniciante tem... Já vai fazer 3 anos que tenho blog, mas com certeza ainda sou e me considero uma blogueira iniciante e com o tempo sempre estou aprendendo uma coisinha nova aqui ou ali. Como você disse, hoje em dia eu nunca me sinto satisfeita com a forma que estou fazendo as postagens, como está saindo as imagens, ou ainda até mesmo como está o layout do blog, sempre tem uma coisinhas aqui ou ali para mudar. E com certeza vale muito mais a pena você ter 5 leitores fiéis, do que 100 que nem irão saber quem é você. Eu adorei essa carta. <3

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha É engraçado "começar por começar", né? Acho que falta isso hoje em dia ...

      Excluir
  7. Mandou ver!!!
    Me identifiquei com muuuuuuita coisa que vc disse!
    Sabias palavras Susu!!
    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente, que texto amorzinho!! <3333
    Amei e concordo!!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  9. Que texto maravilhoso, Suzana. Infelizmente algumas pessoas acham que o caminho pro "sucesso" é mais curto do que normalmente é. Mas enfim, acho que na verdade, na verdade, o meu conceito de blog de sucesso que é diferente haha Pra mim, vale muito mais leitores fiéis do que seguidores fantasmas + parcerias. Enfim, é complicado, né...

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia tá complicado mesmo! Sucesso pra mim é o que disse: ser bem sucedido, ou seja, ser feliz, no que faz!

      Excluir
  10. Que texto lindo, é tudo o que eu precisava! Ao lê-lo, percebi que estou no caminho certo! Tá nos favs, Suzana ♥
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas! Essas dicas são bem vindas acho que a todas blogueiras iniciantes, e só com o tempo foi que eu percebi que não me dedicava muito a página! Hoje percebo o tanto de tempo de sobra perdidos, em que eu poderia estar dando mais de mim ao blog!

    fazendoamodamoderna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente percebe a importância das coisas que realmente fazem a diferença, deixamos de lado coisas irrelevantes... É normal! Você tem o tempo que quiser pela frente! =)

      Excluir
  12. Excelente, Suzana!
    Excelente mesmo!
    Assino embaixo!
    GK

    ResponderExcluir
  13. Adorei a carta Suzana! Acho que se nó blogueiros começássemos com alguma noção de como tudo isso funciona, as coisas seriam menos complicadas,né!
    Concordo que os números apenas enlouquecem quando faz-se deles um objetivo...

    Beijo grande!
    http://dama-louca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sabendo ou não tudo pode ser aprendido. Chato é quando sabe-se com certeza coisas erradas...

      Excluir
  14. Texto simplesmente maravilhoso! Você está coberta de razão em cada palavra do post! Acho que o mais importante na hora de criar um blog é: fazer com amor. Sem o gosto em fazê-lo sem esperar nada em troca, nada tem chance de dar certo. As visitas podem cair, os anônimos grosseiros podem aparecer, mas se você ama blogar, tudo isso só vai servir de estímulo para que você cresça e faça tudo cada vez melhor! <3

    http://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Dicas maravilhosas!
    Já gravei tudo aqui na cuca e vou começar a praticar, só assim você consegue ter um blog legal e com esforço (Sem Spam) consegue grandes e bons seguidores e admiradores. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  16. Adorei, realmente essa carta deveria ser lida no começo de todas e humildade sempre
    amei o blog
    beijos
    garotainvitro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Fico feliz que tenha voltado Richelle! =)
      Obrigada!

      Excluir
  18. Não sei se foi impressão mas tudo me pareceu tão sereno e delicado ♥
    Nossa Suzana, de todo esse tempinho em que me afastei do blog senti muita saudade de visitar aqui... Vou dar uma abertura nesse seu post pra fazer um agradecimento por todo o conteúdo maravilhoso, pelo seu carinho e dedicação visíveis, pela sua sinceridade e amor com quem te lê.
    Quero dizer que admiro o seu trabalho por aqui e que é sempre um prazer tê-la lá no meu cantinho :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Isa pelas palavras de carinho. Acho que você sabe o quanto elas são valiosas, né? Então muito obrigada mesmo por alegrar meu dia com tão lindo comentário. Você não precisa agradecer por nada!

      Excluir
  19. Eu adorei, estou começando o blog agora e achei perfeito esse texto, aquele momento que você diz: veio na hora certa. Eu acho que tudo que a gente faz tem que ser feito com amor e as conquista vêm por consequência. Tudo que fizer tem que dar o seu melhor.
    Quero ser Cinderela.

    ResponderExcluir
  20. Adorei o texto e o blog, Su (posso te chamar assim?). Também tenho essa filosofia de não ligar muito para os números. Prefiro dar valor ao montão de gente legal que acabo conhecendo por conta do blog. Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Amei sua carta! Blogar por gosto, não por dinheiro, é um aprendizado diário e frequente. Palavras acertadíssimas, muitas deveriam ler e refletir. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Que carta ótima,super últil para os iniciantes!
    Beijus♥
    Blog |FanPage |Twitter |

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha que ter lido quando comecei rsrs

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/
    http://blogmaedocaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olááá!
    Concordo com tudo o que você disse, cada detalhe é importante, não é?!
    Creio sempre estamos em busca de um aperfeiçoamento, uma constante busca - quase.
    E humildade, sempre.
    Amei sua carta, haha. Parabéns!
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Tens toda a razão nas palavras que disses-te!

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  26. Acabei de conhecer o seu blog e já adorei este post. Acho que as pessoas são muito apressadas para se dar bem no que fazem, ter sucesso etc. Não gosto de blogs repetitivos. Acho que cada um é de um jeito e deveria mostrar isso, uma identidade. Nem todo mundo vai ganhar dinheiro ou ser famoso blogando, e isso é uma verdade. Então faça o que gosta de fazer e se tiver que ser será. Não adianta mesmo forçar. Acho que realmente valem mais 5 seguidores fiéis que curtam sua publicação e tenham o que comentar do que 100 que não digam nada interessante ou só estejam na contagem aumentando o número.

    www.nataliamenezes.com

    ResponderExcluir
  27. "como aprendeu a enxergar sua melhor versão de si mesma e outras coisas" isso é muito verdade. Quer dizer, tudo o que você falou aqui é muito verdade. Estou me esforçando muito para o meu blog dar certo, passando horas antes de dormir pensando no que posso postar (como você citou), tentando divulgar da melhor maneira possível, sem poluir o blog de ninguém e desvalorizar o trabalho. Obrigada pelas dicas, cheguei perdida aqui, mas aviso logo que vou ficar. <3

    ResponderExcluir
  28. Ótimo Suzana!!
    Você está certíssima! Temos que buscar aprender com a blogagem e não ficar correndo atrás de seguidores.

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Adorei! Post obrigatório á todas as blogueiras iniciantes, e até as que estão por aí á algum tempo, mas esquecem disso - a.k.a eu.

    thesoledade.com

    ResponderExcluir
  30. Nossa, adorei! Muito bom mesmo.
    Parabéns!

    Beijinhos
    Dani

    http://www.daniellaguedes.com.br/
    @_danielaguedes

    ResponderExcluir
  31. Oi, Suzana!
    Adorei o texto, acho que se a blogsfera se atentasse á detalhes como esses, seria bem mais fácil pra gente né? Nada pior do que gente que só te visita pra gerar volume no blog dela!
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  32. Gostei do texto Suzana, todas nós passamos exatamente isso e realmente não é nada fácil! Com o tempo vem a experiência, o amor e até boas amizades não é mesmo? Também temos aqueles blogs que mais nos identificamos e o seu é um deles. (Não estou dizendo isso só pra agradar não eim rss é sério mesmo! ) Também já pensei muito, e ainda penso às vezes, em parar por uns tempos, mas ai entre um comentário e outro vejo o quanto é gratificante ^^ Desejo muito sucesso linda!
    bjss

    http://apenasumdiariovirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Que lindo, disse tudo!

    Beijinhos :)
    www.starfashionmakeup.com.br

    ResponderExcluir
  34. Curti o texto, acho que todos blogueiros iniciantes ou não deveriam ler. O blog é um aprendizado continuo. Tudo que é feito com amor dedicação vai pra frente :)
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Adorei a postagem e as Dicas!!! Sou nova, e tinha me afastado. :/ Mas estou de volta! O/
    Bjs! Fique com Deus!

    http://blogdahannaemily.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Você não tem noção de como esse texto me motivou a seguir em frente e não desistir do meu cantinho. Tá difícil continuar a blogar, mas amando que faço, tudo se ajeita.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Adoreeeeei! Q dicas legais!
    Amei amei amei
    beeijo
    http://blogandocomadeni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi, Suzana! Que linda você! Estou no movimento também, há quase seis anos. Não importa nada, apenas que blogamos [sorrio] Abraço enorme e vida longa ao blog! Bem, aproveito e convido para que comente meu A CAMINHO DE CAFARNAUM http://jefhcardoso.blogspot.com Abraço!

    ResponderExcluir
  39. Adorei as dicas!
    É sempre bom ajudar novas blogueiras, né? ♥
    Beijos!
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
  40. É assim mesmo, nunca podemos desistir, com o blog crescemos e nos descobrimos
    Amei
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. ADOREI seu post, eu que ja tenho blog ha 5 anos acho essas infos mt uteis pra quem está começando! bom final de semana flor

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  42. Simplesmente, amei o texto. Sem contar a escrita é ótima, sem imperfeições, e totalmente coerente. Nem sei o que realmente comentar, só sei que gostei muito do blog, e da blogueira que nele aflora. E o nome super criativo, e combinativo!

    below ✿ average

    ResponderExcluir
  43. tenho o blog a 5 anos e nunca ganhei dinheiro. mas mesmo assim escrevo pra mim, pra ver os comentarios e adoro passar nos blogs. Costumo achar mais interessantes os que nem são famosos.

    ResponderExcluir
  44. tenho menos de 1 ano de blog e olha é dificil .. adorei as coisas que disse ...
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta, garanto que as dificuldades não passarão de pouca coisa perto do que vai chegar :D

      Excluir
  45. Amei sua postagem, Suzana! Que desânimo uma postagem preparada com carinho e que não é comentada!
    As críticas são um problema à parte, algumas são bem grosseiras!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode desanimar Paty, apenas valorize seus seguidores ♥

      Excluir
  46. Muito lindo, amei! É pura verdade tudo que está nele... Tenho blog há duas semanas e estou feliz demais com ele. Bjss

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda! Espero que vá longe! Obrigada!

      Excluir
  47. Amei, amei muito! Me incentivou bastante. ^^

    www.gotas-de-tudo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)