1 de agosto de 2014

Anne Frank

Autora: Anne Frank | Editora: BestBolso | N° de Pág.: 378

Sinopse: 12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen.

A resenha que vocês verão a seguir eu escrevi para o blog Não Me Entenda Mal quando era colaboradora, mas como lá infelizmente ela não foi creditada (antes que venham me reclamar), ela está no meu skoob e hoje compartilho com vocês.

opinião

O diário que -caramba- não pode ser um diário.

"O Diário de Anne Frank" é um relato de uma garota em plena puberdade que foi obrigada a se esconder em um anexo quando os nazistas invadiram a Holanda, país em que morava. Ali ela viveu por dois anos, com outras famílias em clima de conflito e tensão. Tudo por conta de sua religião, diferente de seu opressor Hitler.

Para quem espera um relato de terror à respeito da guerra, está muito enganado. "O Diário de Anne Frank", no máximo, pode falar com linguagem e opiniões bem simples sobre alguns livros obrigatórios da época. Mas por outro lado, é um relato pessoal, o que o torna emocionante até os nossos dias. É a perspectiva de vida de uma adolescente em meio à guerra, que apesar da pouca esperança, prevê um futuro longe dali, pensa em qual profissão quer seguir e ainda tem coração para falar de seus primeiros amores.

Enquanto lia, ficava cada vez mais envolvida com a personagem, por pensar que Anne, a qualquer momento poderia ser descoberta e ser levada dali, ficava com o coração apertado a cada página que avançava - não querendo chegar nunca no fim! Anne é detalhista, além de destacar as pequenas coisas que foi privada de vivenciar, ainda mostrou com clareza como as pessoas ao seu redor reagiram em meio à tanta tensão, como algumas pessoas conseguiam deixar o clima ainda mais pesado, enquanto outras conseguiam ser piedosas e prestativas.

A esperança que morava com Anne era intensamente tocante, principalmente quando você lia e sabia que aquilo tudo que ela escrevia à respeito do futuro era pura ilusão. Outra coisa que me deixou fascinada é que Anne não esperou para começar a escrever seriamente em seu diário, quando escutou na rádio que eles publicariam os relatos escritos no final da guerra. Ela não esperou tudo acabar para falar sobre isso, e em várias partes ela cita que sua vida será "irrelevante" ou que "aquele diário era bobagem". E que surpresa, hoje é um dos livros mais importantes do século XX.

A simples leitura desse diário pode te dar uma lição de vida. É mais que um relato. Ou melhor, gostaria que não fosse um relato.

Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ / 5 - | Leitura fácil | Comprar

UPDATE: Coincidentemente, a resenha foi postada no dia de aniversário de Anne Frank. #luto

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

10 comentários:

  1. Quero taaanto ler esse livro! Estou esperando meu namorado acabar pra pegar o dele, :D
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é apaixonante.
    Como você é uma de nossas leitoras, convido para responder a nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com sua participação.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Também sou louca pra ler esse livro! Estou esperando achá-lo com um preço bom para poder comprar :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hoje é aniversário de morte dela néh... O livro está na minha lista, mas ainda não deu pra ler, sempre tem uns que a gente quer passar na frente... (rsrs). Fico feliz que saber que é uma leitura mais fácil, porque pela capa e tal não parece.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma pesquisada e vi que era sim! Obrigada por avisar rs Coincidência, né? A capa aparenta ser um livro clássico, né? Mas não é tão difícil assim não! :)

      Excluir
  5. Esse com certeza é um dos meus livros preferidos! Simplesmente amei. Ela se tornou a minha melhor amiga. Íamos juntas para o trabalho, curso e de volta para casa. Tenho muitas dos pensamentos dela sobre a vida guardados no meu coração! É um belo livro.

    Grande Beijo! :P

    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também guardei vários pensamentos. :)

      Excluir
  6. Li este livro ano passado. Ele mudou algo em mim. Acho que não só em mim mas também em todos que o leram.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)