11 de agosto de 2014

malefícios

Na ultima aula de filosofia o professor propôs que escrevêssemos uma dissertação sobre a Industria do Tabaco associando ao conceito de "Ideologia" de Karl Max. Claro que a principal dúvida seria: o que uma coisa tem a ver com a outra? Para quem não sabe, resumidamente falando, a Ideologia, segundo Karl Max é o que chamamos de manipulação da massa através da mídia (influênciada por $$$). Para que entendêssemos melhor ele sugeriu dois filmes. E como eu estava realmente curiosa (e pretendo escrever um bom texto) acabei assistindo aos dois. E o que era pra ser encarado como "lição de casa" se tornou uma tarde agradável com grandes aprendizados. Por isso decidi compartilhar com quem ainda não viu:

Obrigado por Fumar

Resenha
O filme conta a história de Nick Taylor, o porta-voz das grandes indústrias de cigarro, sempre manipulando informações e persuadindo a população de que não há nada que comprove que a população fumante tem sofrido doenças por causa do cigarro. Ele entende a mentira por trás disso, o faz para ganhar a vida, porém seu filho começa a se interessar pela sua profissão e isso o deixará dividido. O filme se desenrola como sátira, nele mostra o poder da manipulação de informações, e deixa bem claro que as coisas não acabam apenas na industria do cigarro. O desenrolar do filme foi muito divertido e interessante.

O Informante

Resenha
Um produtor renomado do programa "60 minutos" consegue a confiança de um bioquímico e ex-executivo da indústria do tabaco para abrir o jogo e dizer tudo que nunca ninguém teve coragem de falar. Fortemente pressionado pelos donos das indústrias, ele coloca sua família e sua paz em risco para dizer ao mundo a verdade: eles sabem do vicio e dos demais riscos do cigarro. O filme é baseado em fatos reais, um drama que se desenrola em quase 3 horas, que documenta a luta contra a mentiras escondidas embaixo do tapete da empresa que, segundo o que pesquisei na internet, faturou, só em 1994, US$ 57,6 milhões.

Links Para assistir online: Obrigado por Fumar | O Informante

Entre as pesquisas, achei uma matéria muito interessante da Folha de S. Paulo, datada em 1994 (ano que se passa o filme "O Informante"), e pude ter uma ideia de como a situação era encarada na época: Cigarro também é dinheiro sujo.


Como eu sempre digo, Adolecentro também é cultura! rs =)


O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: ,

13 comentários:

  1. Nunca vi nenhum desses mas parecem bastante interessantes! Vou ver se encontro para ver!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Não assisti esses filmes ainda!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já vi o primeiro e é muito bom!

    Beijos, Jell e Marcelo

    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzana tudo bem? adorei a ideia, só vi o Informante e amei, vou dar uma conferida no outro.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. "Obrigado por fumar" é um fillme bem legal, eu adorei!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Interessante!
    bjs

    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana o post, realmente exalando cultura. Agora a pessoa que comenta aqui não conhecia nenhum dos filmes citados. Irei dá um conferida em, O Informante, me chamou mais atenção. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse assunto é bastante polêmico, gostei da proposta do livro sempre é bom lermos e ficar por dentro dos assuntos do nosso dia a dia.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Interessante sua postagem, deve ser ótimo esse filme sobre a industria do tabaco e bastante curioso rs' :)

    ResponderExcluir
  10. "O Informante" para mim é um clássico.
    GK

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)