24 de abril de 2014

E por que as blogueiras não seguem de volta


como ser uma


Vira e mexe eu sempre vejo muita gente que criou um blog recentemente, reclamar que a maioria das pessoas, quando "crescem"" na blogsfera não respondem mais comentários, não seguem de volta, não dão atenção pra quem pede isso e aquilo. Depois de ficar um pouco indignada com essa opinião ter se tornado tão comum e repetida em redes sociais espalhadas pela internet, resolvi escrever um texto pra dizer um chega.

Lembrando e deixando claro: Sou uma blogueira "crescida"? Não! Mas também não criei meu blog ontem. Por isso acho válido dar esse alô.

Quando criei meu blog, me lembro que eu lia muitos blogs que davam dicas (dicas de verdade!) de como ter um blog legal. Pesquisei muito sobre layout, sobre como crescer e até como ser legal. Vejo que antes os blogs que davam esses tipos de dicas realmente sabiam do que estavam falando, hoje em dia vemos blogs que repetem clichês que não dão certo nem para eles próprios. Mas de qualquer forma, quando se pesquisa você aprende. Se tratando de blogs, sempre fui autodidata e continuo sendo. Quando seu blog está no inicio, você não tem um público a manter, não tem compromisso com parceiros, ou seja você tem tempo de sobra pra aproveitar com o que quiser.

Mas hoje as coisas estão muito invertidas. As pessoas criam blogs ontem, compram um layout hoje, colocam domínio amanhã e depois de amanhã tem parceiros e já promovem sorteios. Ei! Pera lá! A vontade de crescer não está mais aliada a paciência? É muita coisa feita pela metade, muita gente fingindo ser o que não é e muito blog sem nexo nenhum, cheio de parcerias e, ao mesmo tempo, cheio de "desculpem o sumiço". Tudo porque perdeu o tempo que podia estar aprendendo, curtindo e seguindo page dos outros só pra ser retribuído. Jeito brasileiro, né? Prefere o batente a pensar. Só que blog não é isso! Tudo bem que você não nasceu rico, ao menos seja útil!

A ajuda tem que ser mútua. Faça amizades, faça parceiros, troque comentários. Mas faça isso com gente que tá na mesma linha que você. Ou você acha justo que um blogueiro "famoso" desperdice um dia de post bacana pra divulgar blogs que mal tem conteúdo? Você acha que ele vai deixar de dar atenção pra quem visita o blog fielmente pra retribuir um seguidor que só pensa em retribuição e nunca mais voltaria no blog? Aliás, ninguém faz um favor quando segue algum blog, só o tempo que gastam e conteúdo que esses blogs produzem, vale muito mais do que um seguidor-número-interesseiro.

Cada blogueiro sabe (ou deveria saber!) quais são suas prioridades. Ganhar seguidores? Crescer? Melhorar o conteúdo? Ganhar mais coisas? Não importa. Não tem problema querer tudo isso, e você terá tempo de conseguir quando quiser. Mas não vá encher o saco de quem não tem as mesmas prioridades que você. Não é questão de humildade ou não. É questão de que cada um aprende o jeito melhor de fazer o que gosta. Nem todo mundo gosta de comentar em blogs. Ele vai fazer de má vontade porque a regra é geral? Não. Até porque existem blogs super legais com poucos comentários e blogs super sem noção com muitos. Vale pra tudo: nada disso faz diferença. Faça a sua própria diferença e deixe de criticar quem fez a sua.

Seguir conselhos clichês nem sempre vão te ajudar. Às vezes sair da frente da pc trás mais inspirações e posts legais do que ficar nele o dia todo. Às vezes gastar tempo escrevendo, pesquisando e aprendendo é mais útil do que divulgando no facebook. Mas essas coisas se descobre sozinho, e no tempo certo. Entendeu agora?

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 comentários:

  1. Concordo com a tua opinião. Eu pessoalmente não sigo muito blogs "crescidos" porque acho que é tudo muito repetitivo. Prefiro aqueles que ainda têm personalidade e não são dominados pelas parcerias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi rita! Acho que você não entendeu nada do que eu escrevi :P

      Excluir
  2. Você disse tudo, tem blogueiros que só querem seguidores e esquecem que o blog
    também precisa de um bom conteúdo. Eu particularmente já tenho os blogs que eu curto o conteúdo e visito constantemente.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O bom de ter o blog é receber reconhecimento e muito vem atrvés das parcerias, as grandes blogueiras viagam o mundo todo por meio de convite de empresas, o começo é só recebendo produto mesmo, mais com o tempo ficamos mais seletivas e em vez de só receber um produto passar a cobrar também para postar sobre o mesmo, mais amo blogs independente se ter ou não um post sobre um produto ganhado ou comprado.
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzana! Eu alguns anos atrás fiz a chata e reclamei de blogueiras "tops" que não respondiam os comentários.
    Hoje de certo modo eu entendo. Estou longe de ser uma blogueira conhecida porém hoje em dia eu tenho outras responsabilidades além do blog. Logo, isso gera uma dificuldade pra responder os comentários.
    Sem contar que as vezes você até vai no blog da pessoas mas não se identifica com nada que está ali. E aí? Vai fazer o que? Fingir que gostou de algo que você não gostou? É complicado.

    ResponderExcluir
  5. Amei seu texto. Pena que a maioria que precisaria ler, não vão.
    "As pessoas criam blogs ontem, compram um layout hoje, colocam domínio amanhã e depois de amanhã tem parceiros e já promovem sorteios." Só faltou dizer que logo depois desativam o blog, por não ter conteúdo para mante-lo. No meu caso dou muito mais valor as pessoas que comentam nas postagens do que no numero de seguidores que aparece ali no lado. Mas cada um é cada um.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha é mesmo esqueci de dizer que eles desativam :P

      Excluir
  6. Esse tipo de reclamação também me irrita kk Cara, não vejo problema nenhum em clicar em um botão "seguir" de um blog, mesmo que seja um blog que não me interesse, mas também não sou obrigada a fazer isso; Quando a pessoa é realmente um leitor, realmente comenta o post, ta, mesmo que o blog seja um lixo, retribuo a atenção e o carinho da pessoa, mas tem criatura que cria o blog em um dia, faz um post mal feito, e no dia seguinte já ta implorando seguidores. Quando é de blogueiras 'tipo a gente', até ok né, mas tem guria que vai pedir pra blogueiras com milhões de seguidores pra seguirem elas de volta, e ficam brabinha quando estas não fazem isso, é de rir kk Acho sim super importante divulgar o blog, mas na hora certa, e nunca esquecendo da real prioridade: produzir conteúdo de qualidade e que interesse aos (realmente) leitores. Adorei seu post, ficou ótimo demais!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  7. O tio sempre passeia por aqui e alimenta ao olhar e ao coração com as mimosidades q vc posta, por isto acho este blog uma mimosura meeesmo e a menina uma lindura de gatinha tchê e merece receber beijinhos e beijinhossss

    ResponderExcluir
  8. E vale falar também que um blogueiro "famoso" pode não ter tempo para responder todos os comentários. Administrar um blogue não é fácil! Temos que gostar do que fazemos! E quando você faz um post com amor e dedicação! E vem aquele leitor carinhoso e comenta! Ah! É uma alegria! Beijos fiquem com DEUS♥
    http://feriasemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu post e realmente as pessoas acha que é obrigação do blogueiro de comentar, seguir blogs... Acho que cada um tem um jeito diferente, como você mesma disse as vezes uns blogueiros não retribui comentários e não adianta fazer isso mal feito, passar em um blog e só colocar umas palavrinhas e nem ter lido uma postagem.
    E quando comecei com o blog eu nem sabia direito o que era um layout e fui aprendendo aos poucos, mas sempre procurando fazer postagens melhores e hoje em dia é ao contrário né kkkk
    Muito bom seu post ^.^
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quando criei o meu blog, o fiz pela imensa vontade de falar de assuntos que me agradam...fiz um para músicas, e outro para filmes... e assim permaneço até hoje... Pesquisei... mudei...aprendi muita coisa boa e outras nem tanto... os blogs já fizeram um ano que estão no ar e ainda tô tentando melhorar. Não saio por aí fazendo comentários, seja em pequenos ou grandes blogs pedindo que me visitem... visito-os porque gosto, comento quando estou inspirada... e agora só sigo se gostar de fato. Não me importo se me sigam ou não... às vezes aprecio mais um comentário genuíno do que um seguidor casual... Nunca pensei e ainda não penso em parcerias... Cada post meu é do jeito que eu quero que seja...se vou agradar? não posso garantir... mas tem que ser do jeito que me agrada... E seguirei em frente enquanto o que fizer me divertir...

    http://liza-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pra mim o melhor é conseguir leitores fieis, essa é a minha meta principal e isso é claro está aliado a crescer. Lembro quando eu só lia blogs, bem antes de criar o meu, pouco se ouvia falar de parceria, as pessoas faziam porquê realmente gostavam, hoje estou vendo muita gente que tem um blog porque quer fazer parcerias e ser famoso, mas nada é fácil, exige esforço. Então como você mesma disse trace prioridades e faça a sua diferença.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  12. Achei bem legal o conteudo desse post. Eu sigo todos os tipos de blogs,mas os mais novos eu sigo mais e tal.Agora,uma coisa eu concordo plenamente com você:Tem blogs otimos com poucos comentarios e blogs sem nexo e conteudo um lixo com mil e um comentarios..isso pra mim é uma inversão de valores....tem gente que precisa ser mais reconhecida aqui..
    http://itsaudreyoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Escrever para agradar os outros equivale a não ser a mão, mas a caneta.
    GK

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente, e infelizmente cada vez mais as pessoas criam blogs só para que estes sejam famosos. A essência dos blogs está a perder-se.

    ResponderExcluir
  15. Suzana bom dia, essa é uma pergunta que sempre faço, eu não entendo isso acontece muito comigo eu sigo o blog e a blogueira não me segue, acho isso uma falta de respeito, ser blogueira é ser companheira, ajudar uma a outra, mais também é colocar bons textos para os leitores. Suzana ótimo o texto te deixo um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é falta de respeito, ninguém é obrigada a te seguir =)

      Excluir
  16. Hoje mesmo me deparei com um blog "grande" com milhares de seguidores e a "blogueira" soltou um erro de português imperdoável... As vezes esse mundo da "blogosfera" é muito ingrato, dá chance de crescer a quem não se dedica. Acho super justo seguir blogs, retribuir comentários... Essa é minha maior dificuldade, retribuir comentários, pois a quantidade vem crescendo bastante. Então mudei minha rotina, acordo mais cedo ou durmo mais tarde, para me dedicar a "trocar carinhos" com quem tem o carinho de visitar e comentar no meu cantinho. Tenha um fim de semana abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Concordo que a "impulsão" de quem faz blog hoje em dia anda meio distorcida... mas cada um na sua. Tô nem aí! hhihihi #Rehsincera

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! Vamos estar sempre em contato?
    Me segue nessas redes sociais e me manda uma mensagem por lá que te sigo e todas elas:
    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  18. E afinal, pra que milhões de seguidores que não marcam presença? E qual a graça de leitores que passam por ali e não deixam sua opinião em um post que você fez com tanto carinho? Não digo que todo mundo é obrigado a comentar, até por que eu mesma muitas vezes não comento... Mas, eu prefiro leitores presentes à muitos leitores. Eu prefiro que cada um deles seja conquistado por que leram o que eu escrevo e gostaram do conteúdo, por que tem interesses afins aos meus... E foi assim que as blogueiras grandonas que a gente admira hoje conseguiram crescer... Conquistando os leitores :)
    E isso deveria ser geral, cada um tem o reconhecimento que merece. Se é superficial ou não, vai de cada um por a mão na consciência pra saber!
    Ótimo post <3

    isabelefarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Concordo com você! Hoje eu tenho parcerias e fico babando, há 1 ano atrás não achei que o meu blog fosse chegar a estas proporções e tanta acesso, tudo começa com um hobbie, mas hoje em dia o povo já começa de olho no que a outra está ganhado, na parceria que uma tem e a outra não.. O blog tem que ser algo divertido, algo seu e que você goste de escrever. Eu pelo menos amo o que eu faço, adoro escrever, ler e responder comentários.. beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  20. Concordo com você sobre alguns aspectos! Eu no começo seguia dicas de como ter um blog de sucesso sabe, mas conclui que cada um tem seu jeito de alcançar ele, mas é errado deixar isso em primeiro lugar! "Até porque existem blogs super legais com poucos comentários e blogs super sem noção com muitos." esse negocio de comentário é meio relativo por que as vezes a pessoas tem sei la 20 comentários e a maioria deles é "segue de volta" e coisas do tipo melhor te 3 comentários falando algo do poste e notar que a pessoa realmente leu do que comentários sem nexo com a postagem... mas enfim não vou me prolongar, gostei do texto

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Meu blog é bem pessoal, não pretendo fazer parcerias e nem conquistar fãs, blogo mesmo pela vontade de compartilhar experiência e conhecer gente nova, ideias novas. Fico bem feliz quando gostam do que eu posto. É também um exercício de criatividade. Não que eu seja contra blogs que fazem parcerias com empresas, acho isso muito legal. Sigo muitos blogs "grandes" mas por eles nunca perderem a identidade e nem se deixar levar somente pelo dinheiro que ganha com essas parcerias.

    "Às vezes sair da frente da pc trás mais inspirações e posts legais do que ficar nele o dia todo. Às vezes gastar tempo escrevendo, pesquisando e aprendendo é mais útil do que divulgando no facebook." é que tem gente que esquece que existe vida sem computador =D

    Bejos!

    ResponderExcluir
  22. Gosto das pessoas que realmente comentam com o coração, e não por comentarem. Concordo com você, não é porque um blog é grande que ele precisa ter milhares de comentários, nem pequeno que não possa ter também; Tudo depende do nosso ponto de vista né? Seu nome é lindo viu (Você nesse momento: -What?-)?

    Beijos,
    Teimosa Sim.

    teimosasim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ah cara sinceramente, concordo com tudo que você disse mas já estou de saco cheio com esse negócio de 'retorno'. Quer dizer tá, eu sei que meu blog tem vários leitores, eu vejo as pessoas comentando sobre eles e eu fico satisfeita com minhas postagens mas:
    1 - É mais fácil para novos leitores comentar sobre maquiagem do que minhas postagens de filmes e etc.
    2 - As editoras não estão nem aí se a qualidade é boa se não tem quantidade.
    Isso me deixa super chateada =( Não basta ser boa no que faz, gostar no que faz e ser de certa forma reconhecida num segmento: tem que "provar isso". Daí fica naquele ciclo vicioso de 'curte minha página?' 'segue meu blog?' porque infelizmente no final é isso que vai fazer tu conseguir parcerias, os caras olharem e dizerem 'olha só, esse blog tem seguidores ._.'

    Por sinal, curte meu blog? rs
    https://www.facebook.com/BlogFindingNeverland

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  24. Concordo com vc!
    Tb acho q devemos retribuir e que sair do pc traz boas inspirações para posts!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Disse tudo suzana! Com certeza nada é de um dia pro outro, tudo faz parte do crescimento e ter paciência. Existe muitos blogs desconhecidos que tem um ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir
  26. Adorei a postagem, muito boa e muito real.. ultimamente vivo fora da internet e minha inspiração é bem melhor, claro que o blog esta quase esquecido e virou apenas um hobby de novo, não cuido mais dele como antes mas ainda gosto de estar por aqui.. não vejo mal em blogs seguirem um ao outro, porque ter seguidores é legal, mas são numeros que não fazem de vc melhor que ninguém né? e sobre os blogs famosos eu nem faço questão de seguir ou comentar, apenas acompanho, como o super vaidosa por exemplo. :)

    ResponderExcluir
  27. concordo com tudo que você disse. Acho que é mais importante vce ter 10 leitores fiéis do que ter 100 só por ter, que comenta só pra ganhar comentário.

    www.amoorarosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)