23 de março de 2014

Há um tempinho já prometi de escrever esse post mas não sei explicar ao certo por que ele nunca saiu. Acho que é por eu não considerar que sei tocar. É claro, nunca tive um professor que me ensinasse a teoria do jeito que ela é. Aliás, vou detalhar um pouquinho disso nas próximas linhas. 

menina tocando

Um dia eu decidi que ia começar a tocar. Minha prima tinha um violão clássico abandonadinho e acabou me "emprestando" para sempre. rs No começo era incrível só bater sem fazer nota nenhuma. Fiquei quase um ano sem saber nada. Até que um dia conheci uma pessoa que hoje é grande amiga minha, que se ofereceu a me ensinar. Ela também tinha aprendido pouco e me passou alguns exercícios, me fez decorar os acordes e o nome das cordas. Mas quando você não toca e nem entende, fazer isso não tem muito sentido, sabe? Então eu abandonei.

Um ano depois estava de férias (ou seja, no tédio) e decidi aprender pra valer. Comecei a ver as vídeo aulas do cifra club e em três dias estava tocando minha primeira música. Parece que agora tudo que minha amiga tinha dito fazia sentido e foram úteis pra acelerar meu aprendizado. Depois de 6 meses, eu já tocava bem e isso melhorou quando entrei em bandas e comecei a tocar com amigos. E tocar com outras pessoas foi crucial pois assim pude absorver o máximo de conhecimento deles.

Com a história bem resumida, tenho duas indicações:


Pra quem está no comecinho, esse site é muito bom. O curso é grátis, basta se cadastrar e começar. As aulas são bem simplificadas e bem divididas ou seja, as aulas são bem explicadas, com vídeos e exercícios sem lotar de informações, tudo pra você entender bem.


Pra complementar o curso acima, o cifra club é um pouco mais avançado mas super necessário pra você tentar sempre melhorar. Foi lá que finalmente aprendi a afinar meu violão, ler cifras, tablaturas e a tocar  com diferentes batidas.

Hoje o post foi resumido, vocês tem alguma dúvida ou algo que gostariam de compartilhar? Quem sabe eu faço mais posts!

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: ,

34 comentários:

  1. Sempre quis tocar violão :) http://www.portrasdoarmario.com/

    ResponderExcluir
  2. cara eu fiz curso de violão, mas n deu mt certo pq meu prof era péssimo, mas pretendo voltar a tentar tocar um dia ^^

    ResponderExcluir
  3. também queria encontrar um violão «abandonado» porque comprar não dá mesmo ahahah

    ResponderExcluir
  4. Se Deus quiser eu irei ter meu primeiro violão! Gosto de violão,guitarra,teclado e bateria! Beijos linda fique com Cristo Jesus Nosso Único e Suficiente Salvador♥
    http://feriasemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A dica master que eu dou é: nunca parar de praticar! Quando eu tinha a sua idade (rs) eu comecei a tocar violão e conhecia vários acordes, sabia de cor minhas músicas favoritas (as dos Beatles são muito fáceis pra quem está aprendendo!),mas não tinha muito 'ritmo'. O que aconteceu: tocava tudo meia boca porque nunca treinava a fundo uma música (sabia todos os acordes, mas tudo ficava meio fail rs) e com o tempo abandonei o violão e nem isso eu sei mais =( Sei fazer alguma coisinha, mas a empolgação inicial passou. Por outro lado, quem começou comigo e continuou treinando toca muito bem hoje!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net
    https://www.facebook.com/BlogFindingNeverland

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu sou doida para aprender a tocar violão. Na verdade eu não sei tocar nenhum instrumento. =/ Como eu tenho uma tendinite muito forte nas mãos, acho que vou ter que me conformar a ouvir os outros tocarem mesmo.

    Parabéns pelo esforço e dedicação =D

    ResponderExcluir
  7. Sou uma negação nesse quesito musical. Mas acho lindo quem sabe tocar instrumentos!!!

    ResponderExcluir
  8. Aah que bacana Suzana, eu tbem aprendi sozinha, decorei as cifras mesmo, eu estava precisando aprender algo q me desse prazer.. mas infelizmente me faltou paciência pra aprender a dedilhar hehehe. Tiro qualquer música, mas dedilhar :/
    beijão e ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?
    Admiro pessoas que aprendem a tocar sozinhas! A música, apesar de linda, é um tanto complicada de se entender, requer esforço e paciência... Estou fazendo aulas de piano nesse ano, não toco violão, mas sou apaixonada pelo som dele, quem sabe um dia eu aprendo, né?

    Beijo, com Deus!
    http://tudo-oquesou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que interessante e bastante ter força de vontade, pois a internet ensina tudo
    Parabéns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Jah quis muito muito msm aprender a tocar violão, mas ai desist, mas tenho ctz que consegue sim aprender sozinho, muitos aprenderão assim neh. Gostei do post!!! Passa no meu blog pra conhecer. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, sigo tb!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  12. Aprender a tocar sozinho deve ser um desafio e tanto!
    Mas admiro quem consegue.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. é difícil de aprender sozinho um instrumento, mas se nos dedicarmos muito a esse objectivo acabamos por conseguir. deste umas belas sugestões :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  14. Ahhh não tenho a minima paciencia para aprender tocar violão haha
    já tentei quando mais nova, mas desisti

    ResponderExcluir
  15. Legal!
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/2014/03/bolsa-da-lovely-shoes.html

    ResponderExcluir
  16. É incrível como a vontade de aprender supre qualquer dificuldade, não?
    GK

    ResponderExcluir
  17. Nossa, meu sonho sempre foi tocar violão, eu sei mas sei beeem pouco se der os acordes eu sei tocar, mas sinceramente fico igual você de primeira, o que eu estou fazendo aqui? entende? Essas dicas me animaram a ENTENDER de verdade o violão <3

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  18. Cara, que legal! Eu sempre quis tocar guitarra-violão, mas acabei descobrindo que não tenho coordenação motora suficiente pra isso. Aprendi a tocar piano com seis anos, então acho que por ser criança na época, a facilidade era maior.

    La Diabolique/Fan Page/Instagram do Blog

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho um violão mas não sei tocar, queria muito aprender
    Adorei as dicas. basta ter só força de vontande haha!
    beijoos!


    http://www.mybrandteen.com

    ResponderExcluir
  20. Que legal, o meu pai toca super bem e aprendeu sozinho. Boa sorte na sua meta.
    Boa segunda-feira!
    Fica com Deus!
    Beijocas!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que legal!
    Eu já tentei aprender com professor quando ainda era bem novinha e o máximo que consegui foram alguns acordes, que hoje não faço a menor ideia de como fazer, mas valeu a dica :)

    Beijos.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  22. Eu estou nessa, comprei um violão pra aprender inicialmente sozinha, mas graça a faculdade nem tempo eu tenho rs.

    Adorável Tédio | Fã Page | Sorteio - Crop Top

    ResponderExcluir
  23. Não sei tocar instrumentos de coprda, mas creio q a força da boa vontade movem grandes barreiras e limitações, vc vai conseguirrrr, pra vc beijinhos e beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  24. Acho muito legal tocar violão, queria aprender também.
    Parabéns pela conquista e sozinha hein.
    Bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho guitarra e violão em casa e não toco mais, faz uns 2 anos :( desanimei, tive aulas gratuitas por uns 7 ou 8 meses, toquei depois mais uns 4 meses em casa e fui desanimando e desistindo, nunca tinha quem tocar comigo e hoje não consigo voltar a tocar nem querendo, não me sobre tempo :x vergonha disso, desisti fácil. Talve um dia volte a tocar, não devo saber tocar mais nada.. omg

    ResponderExcluir
  26. Acho legal quem toca violão e tenho vontade de aprender mais ao mesmo tempo nao tenho coragem, o que mais quero aprender é Piano.
    Minha irma tem um violão aqui, mais desistiu das aulas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. esse post caiu como uma luva pra mim. iniciei minhas aulas de violão agora e estou amando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse post venha incentiva-los a tentar de novo! Eu tentei e consegui! :D

      Excluir
  28. Ah seu post me deu inspiração/animo... Sério, eu estou com meu violão ali faz tempo, mas eu não sei tocar nada, nada... E tentei aprender sozinha sabe?? Mas não estava dando certo não... Pensei em entrar para alguma aula, mas não me sobra tempo para quase nada e tudo fica longe de onde eu moro. haha... Mas vou tentar fazer assim como você falou, seguir suas dicas, quem sabe né.. :D

    Tenha um ótimo dia.
    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  29. eu sempre tento começar sozinha e nunca termino! Queria conseguir realizar esse objetivo esse ano :( Boa sorte!!!
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá! Gostaria de pedir para quem puder responder este questionário neste link: http://www.survio.com/survey/d/V6P7M2J8M1U3Q6B9L (basta copiar e colar no navegador)
    É sobre uma pesquisa de aprendizado de violão. Fico agradecido pela ajuda! É bem rapidinho, apenas 10 questões.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)