10 de março de 2014

lista
Não é novidade pra ninguém que eu adoro livros e mesmo não resenhando nunca, eu adoro falar do assunto aqui no blog. E outra história batida é que finalmente esse ano termino o ensino médio e estou começando a criar expectativas para as provas e vestibulares. Não só isso, estou pesquisando bastante. Uma coisa (única coisa!) que estranhamente eu gosto disso tudo, são as leituras obrigatórias. Sou muito intrigada por livros clássicos, então me sinto orgulhosa quando vejo que pretendo ler ou até já li os livros que saem nas listas.

Minha dica pra quem não curte de jeito nenhum é simples: basta ler como um livro normal. Sem preconceitos, sem obrigações e sem prazo. E algo bem pessoal que acontece comigo também, é que eu procuro ler não apenas como passa tempo, meu prazer é o conhecimento, o vocabulário e a linguagem (cultural) que adquiro com o universo literário. 

A ideia da lista que fiz, baseada nas informações do blog Brasil Escola, é juntar os livros mais pedidos nos vestibulares. Ideal pra quem ainda não sabe exatamente qual vestibular vai prestar. Caso você já saiba, dê uma olhada na sua lista específica, lá no site. Vale lembrar que o que digo são opiniões pessoais da minha limitada questão de gosto vs conhecimento.

vestibular


O Cortiço - Aluísio de Azevedo: Comprei esse livro em uma promoção do Submarino mas ainda não o li. Já li um livro do autor (O Coruja) e não gostei por não ser chegada a literatura realista. Mesmo assim vou apostar nesse, dizem que é muito melhor.

Til  - José de Alencar: José de Alencar é uns dos principais escritores do romantismo. Leia pelo menos um livro.

Memórias Póstumas de Brás Cuba - Machado de Assis: Confesso que não sou fã de Machado de Assis, como já disse não gosto de literatura realista e a maioria dos títulos dele são. Tentei ler esse e não consegui terminar. 

Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade: Esse eu li e fiquei apaixonada (ficou entre as 10 melhores leituras de 2013!). É curtinho, baratinho, uma graça. Sem mais ♥


vestibular


A rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade: Apesar de conhecer, nunca li esse livro. Mas o Carlos é um dos meus poetas favoritos, por isso já está na fila.

O fio das Missangas - Mia Couto: Posso estar errada, mas esse parece fofo.




provas


A Cidade e as Serras - Eça de Queirós: Autor português pioneiro do realismo. Alguém arrisca?

A Hora da Estrela - Clarice Lispector: Já li e já fiz minha resenha crítica aqui no blog. Uma obra incrível.


Vida Secas - Graciliano Ramos: No ENEM do ano passado caíram questões sobre esse livro, ele trata de uma realidade brasileira, do nordeste e sertanejos. Talvez eu ainda tente lê-lo.

Espero que seja útil! Aguardem as próximas partes!

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: ,

16 comentários:

  1. Passei dessa etapa de vestibular mas suas dicas foram muito boas!
    Beijos!
    www.byhoradoblush.com.br
    Instagram:@belamatuliones

    ResponderExcluir
  2. São de fato, boas dicas para quem vai prestar vestibular. ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu adorei seu post! Já fui super vitima disso. Já cheguei a não gostar de ler por encarar essas leituras como obrigação, sabe? Se eu tivesse levado de um jeito diferente, teria aproveitado bem mais. Hoje leio livros desses aí e aprecio, acho incrível. E me achando boba antigamente HEHEHEHEHE

    Um beijo! <3
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que passei dessa fase, mas na época que fiz vestibular eram outros livros.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas!!!
    Ainda bem que já passei por tudo isso rs :)

    Beijinhos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzana
    Esses livros são fundamentais, principalmente para as provas de português e literatura.
    Além disso, são clássicos da literatura e ajudam a conhecer melhor um pouco da cultura do nosso país.
    Grande abraço
    Blog Fernu Fala II

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas!

    Beijoka

    TEM SORTEIO NO BLOG! ESPERO TUA VISITA!
    www.sthefanydejorge.com


    ResponderExcluir
  8. Ai eu sou meio preconceituosa quando se trata de livros assim (assumo) haha mas como quero focar pro vestibular to tentando imaginar que sera um ótima leitura assim não fica tão forçado sabe?

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. sabe sempre bem ver que autores portugueses são apreciados também fora de Portugal :D

    ResponderExcluir
  10. Quando começa as aulas as professoras dão essa listinha ai
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse ano tomei vergonha na cara e irei começar a estudar para valer hahaha então já estou me preparando piscicologicamente para dar uma pausa nos meus livros queridinhos e começar a ler esses livros.
    Confesso que nunca tive muita curiosidade de ler por causa dos meus preconceitos a respeitos do livros antigos. Mas hj graças a Deus tenho mais cabeça então vamos la...

    Grande beijo :)
    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem? Poxa eu comecei a ler livros acho que foi na 5 série, passava meu intervalo todo na biblioteca com minha irmã gemea, eremos sozinhas e não tinhamos amigos então os nosso intervalos sempre era na biblioteca, eu adorava a tia que cuidava de biblioteca, ela sempre me indicava livros muito bons que eu tinha vontade de ler mais de uma vez. :D eu acabei crescendo e lendo pouco, minha irmã ler muito e tem um blog até sobre isso, á pouco tempo voltei a ler mais por causa da minha inscrita, mais enfim adoro ler, ainda mais os clássicos sabe? Me faz voltar a uma época que não vivi e ter muita imaginação.

    Adorei o post!
    beijo,
    @maahmusic
    www.maahmusic.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sua lista, alguns até já tentei ler mas não conseguir finalizar.

    Tenha uma ótima semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  14. Gostei das dicas pra quem não curte ler um livro, eu as vezes não tenho tempo pra ler livros eu leio mais não acabo de ler o resto, o livro fica no meio. Suzana passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não só pra vestibulares né, a maioria é recomendado pra ler por experiencia mesmo, na faculdade me recomendam alguns destes livros, por exemplo vidas secas me foi recomendado por que toca no assunto que estou estudando atualmente, semiótica e identidade visual. Me contaram sobre o livro e me pareceu ser lindo.. adorei as dicas, quero ver se leio livros assim este ano <3 ultimamente só leio, anjos, vampiros, romances e livros de moda. haha beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Obrigada a todos pelos comentários fico feliz que tenham curtido!

      Excluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)