21 de junho de 2013


Não pude estar nas ruas protestando (motivo: mãe) porém, hoje pela manhã prometi aos meus amigos: vou acompanhar vocês online, orar e compartilhar! Afinal, precisamos de todos os lados, certo? Saímos mais cedo da escola, e a galera toda animada já saía derrubando as carteiras e gritando bobagens, eu até imaginei: vocês que vão protestar? Mas ainda era o começo de tudo, animada, acreditava fielmente que agora a mudança aconteceria. Passei a tarde acompanhando as notícias da minha cidade e das demais. Agora, quase no fim do dia, com uma pesquisa mais profunda, estou completamente confusa.

Na verdade, minha vontade com esse texto não é formar uma opinião e sim leva-los à uma reflexão mais profunda do que uma foto ou vídeo de facebook. Uma reflexão que vá um pouco além da emoção de "comparecer a um protesto". 

Eu realmente acredito que as coisas não serão tão fáceis quanto parecem.

Sim, é um começo. Um excelente começo. Já mostraram insatisfação vaiando a presidente, todo o Brasil se comoveu, vários lugares tiveram a diminuição da tarifa. Mas, e agora? A luta é contra o governo, contra esse sistema falido que é o Brasil, mas será que andar à toa ou vaiar alguém pesa na consciência desses ladrões? E quem foi às ruas, sabiam que estavam clicando "comparecer" no evento certo? 

Esse vandalismo prova o total descontrole da situação de quem organizou as passeatas, e agora vemos cartazes de tudo que é problema na mão das pessoas. São belas fotos no facebook. Mas o povo continua dividido. Tem gente que quer tirar a Dilma da presidência, e isso é ótimo para o PSDB, há quem quer acabar com a copa, mas esse protesto está mais que atrasado pra isso. É por 0,20 centavos? Já tiraram. Há quem vá pra esquerda, há quem vá pra direita. Há quem vá pela emoção e há quem vá para bagunçar, para rir, para tirar foto mesmo, para gritar como se estivesse em um estádio de futebol.

Estamos realmente sendo ouvidos? 


Para onde o gigante vai? As pessoas não pesquisam, não procuram se informar... Apenas fazem cartazes cada vez mais idiotas e andam na rua. Muita gente vai nesse tipo de manifestação sem nem saber as ideologias dos protestos. Eu imagino o governo olhando para as fotos das manifestações e pensando: "Eles estão andando e fazendo vandalismo, vou parar de roubar porque eles estão andando!".

No momento que todos se juntarem com apenas um objetivo: pais, professores e alunos em favor da educação, ricos e pobres em favor da saúde e do transporte, todo um país contra uma lei... Aí sim as coisas poderão mudar. Não adianta apenas "andar", tem que ir com algum objetivo, tem que saber por que estão andando. E, principalmente, procurar saber em quem estará votando. Isso é coisa séria!

Lembre-se de que fomos manipulados durante anos, até as coisas chegarem à esse ponto. Fiquem espertos porque não existe apenas a TV como meio de alienação, não! E o governo não é nem um pouco bobo. Não se iludam com a emoção, o governo não vai abrir portas para quem está fazendo disso um carnaval! Mais que isso: pensem, estudem! 

Não sou contra as manifestações, mas... Antes de ir protestar sobre "o que bem entender", bora ler um livro sobre história do Brasil? Depois não vai ver novela quando chegar em casa, combinado? ;) A luta só começou!


Obs: O título do post foi inspirado na frase de um amigo meu, Davi S. Pereira. A tirinha foi tirada da página Inteligente Vida.


O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: ,

37 comentários:

  1. Ontem foram 100 mil pessoas as ruas aqui em Recife. O protesto foi totalmente PACÍFICO! Lindo demais de se ver, pena que a rede globo só mostrou as cidades que teve briga... Seria lindo que o Brasil todo tivesse visto o que rolou por aqui!

    http://deliriosdeumcloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei, o importante é ir pra rua com convicções e objetivos, saber porque lutar.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você! Tem gente que tá lá e nem sabe o que está fazendo!! E qual o objetivo disso tudo, eu fui nas manifestações e vi muita gente perdida!

    Beijos!
    Maria
    www.novasalices.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Você,tá uma bagunça mesmo to vendo um monte de ladrão se aproveitando e tá horrível tudo isso.tava até bom a manifestação do passe livre ai chega esses baderneiros.Esse povo que rouba as coisas precisa de Deus mesmo na vida!

    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A nossa opinião é muito parecida! Eu não tiro nunca o crédito do que já foi feito, só defendo que agora é preciso parar e repensar. Tá certo que as coisas tem que começar, né, mas não dá pra virar uma bagunça, sem foco e sem caminho!

    Um beijo!
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  6. Que tudo dê certo e que algo mude nesse país.
    E concordo com vc, vamos ler antes de sair protestando por aí!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Complicado, né, Suzana? Eu também não sou contra as manifestações, mas penso que a doença do país está bem mais embaixo, realmente na raiz da nação. Eu não dou vez à rede Globo nem a novelas, aliás, faz tempo que só assisto a filmes e programas em canais fechados.

    #BoraBrasil

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. Adorei o titulo do post, mto inteligente!

    bjos ^^
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu também estava com vontade de ir as ruas, florzinha, mas nem fui por estar com alguns problemas de saúde... :/

    Acho o motivo da manifestação lindo, só que meia dúzia de vândalos está tentando atrapalhar, além disso, muita gente não sabe nem porquê está protestando, está indo de "Maria Vai Com as Outras"... Oba, Oba e sabe-se lá o quê.

    Tenho acompanhado tudo pelas redes sociais e de certa, forma estudado um pouco de tudo. Penso que interromper a Copa do Mundo no Brasil ou tirar a Dilma do poder não irá resolver coisa alguma, mas uma reforma política seria um bom começo.

    Gostei de seu texto, você escreve muito bem! Tenha um lindo final de semana. ;]

    ResponderExcluir
  10. É só nisso que se fala agora...
    Quero pular logo para a parte dos resultados, rs.

    ResponderExcluir
  11. Você tá certa... Gostei muito essa tirinha é a pura verdade né ?

    bjs
    http://conte-comiigo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei do texto, eu também não fui para rua pelo mesmo motivo que o seu, minha mãe. rsrs
    Passa lá: Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  13. Pois é... Alguns querem fazer uma manifestação séria, outros querem baderna e outros nem sabem porque estão ali!
    Tenha um ótimo sábado!
    Beijos

    http://www.alinedream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. lol adorei seu post! tambem penso a mesma coisa viu! Essas manifestações só me deixou com mais vontade e estudar a historial do nosso brasil...em pensar que quando teve essa materia na escola nem me importei muito agora estou querendo devorar os livros hehe! Mas é como vc falou é só o começo e acho que o povo tem que esta mas a par dos motivos das manifestações e tal e não ficar só compartilhando fotos de eu odeio a Dilma e tal!Vamos nos informar, pesquisar mais!
    Ps: Raptei um pedacinho do seu texto e adorei a foto do post então publiquei na pagina do nosso blog no facebook, com os devidos creditos!

    bjãooooo o/

    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei muito mais interessada :)

      Excluir
  15. amei seu texto.
    O post que ta la no blog,foi uns de que eu mais me orgulhei de fazer.Que saber qual é?Vai lá.
    http://vcmaisfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Gostei de ver a sua opinião sobre o assunto.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sou contra o vandalismo feito por uma pequena parte dos que estavam nas manifestações, mas sou a favor dos protestos e passeatas, eles chamaram a atenção do país e do mundo, iniciaram o debate. A quanto tempo isso não acontecia no país?
    Acredito que a mudança acontece nos pequenos gestos feitos por todos, nas boas ações que fizermos, é assim que podemos melhorar um país. Responsabilidade e honestidade de todos.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu espero que com isso os políticos acordem também, e vejam que a nossa sociedade não são servos deles, e que façam melhorias no país.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que lindo.
    Que não seja apenas lembrança.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Acho muito interessante essa sua atitude de mostrar mais de um lado dos protestos, o lado em que pouca gente está pensando. Protesto não é evento, não é matinê, não é baladinha open. Protesto é uma organização do povo, pra mudar o mundo. MUDAR. M-U-D-A-R. Algumas pessoas tem que perceber isso, antes mesmo de sair pra rua.

    Amulherqueeugostariadeser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nunca que as coisas serão fáceis como parecem, infelizmente, mas o primeiro passo foi dado, agora temos mais um trilhão deles pela frente!
    Muito bom seu texto viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Disse tudo e concordo com a sua opinião!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. oi,adorei o seu blog já estou seguindo se puder de uma olhadinha no meu Base teen.Bjs

    ResponderExcluir
  24. Amei seu texto
    muito legal
    beijos
    http://lynnkumoruna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. E finalmente o povo saiu nas ruas pra protestar. Só é triste ver tanto vandalismo de pessoas mal intencionadas. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Só consigo lembrar dos caras pintadas. E olha que nem é do meu tempo...
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pela presença linda de sempre.
    Depois volto pra ver os posts novos.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu estou achando legal esses protesto também ão pude ir motivo de serviço, concordo com você não podemos pensar que é um carnaval ou achar que estamos fazendo algo só de ir nas ruas devemos estudar pra saber o que reclamar e aprender a votar direito por que é assim que vai mudar

    bjos

    ResponderExcluir
  29. É verdade o que você falou! Muita gente foi e vai ainda nos protestos que acontecem - assim como eu, que fui em um sexta-feira - mas eu fico pensando se as pessoas fizeram isso para realmente lutarem pelo que é certo ou para simplesmente tirar uma foto e postar no seu mural. Eu sei pelo que estou lutando, sei que o país foi "estuprado" por 500 anos, como dizem, e sei que o governo está piorando cada vez mais o nosso país.
    Agora que algumas cidades tiveram suas tarifas abaixadas, a coisa está complicando um pouco. Não tem mais foco. A maioria nem sabe o que está fazendo ali, só apareceu por aparecer mesmo. Ou pior, para vandalizar. Quando retomarmos o foco que estávamos alcançando, aí sim as coisas vão andar cada vez mais! Beijos!

    http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o post, e pra complementar um texto que me foi enviado por facebook mostra muito bem esses fatos e outros tantos que aconteceram nos últimos dias por pessoas que estavam realmente envolvidos nos movimentos.

    https://medium.com/primavera-brasileira/dfa6bc73bd8a

    https://medium.com/primavera-brasileira/a321b6486c20

    Leiam se puderem é muito interessante!

    PedrodeAmolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah Pedro! Eu li um desses textos... Essa moça é muito inteligente!

      Excluir
  31. Suzana caramba parece que você falou o turbilhão de sentimentos que tava na minha cabeça tentando se encaixar, tenho muito medo que com o fim dos protestos nada se resolva, até porque a globo tá toda estranha, falando coisas nada a ver e aquele pronunciamento da Dilma e nada são as mesma coisa, ela disse tanta coisa sem noção que ela tá contado com a burrice do povo. Sei não, tenho medo para onde o gigante tá indo, quero mudanças também, mas é preciso foco e insistência no objetivo :) beijinhoos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)