25 de abril de 2013


Acho que todo mundo ou quase todo mundo já parou e pegou uma folha para "desabafar", às vezes o texto fica aquela bagunça e você desiste, ou ele pode te animar (aí você tem talento!). Quem nunca quis escrever uma carta, um artigo, em um blog ou apenas tirar 10 naquela prova de redação? Muitas pessoas, quando leem o que eu escrevo ficam falando: "eu não consigo escrever assim" e eu fico meio sem jeito, mas no fundo eu fico pensando: "nossa cara, como você vive?" rsrs

Sinceramente, não me imagino vivendo sem escrever. Acho que é a melhor forma de organizar pensamentos e deixar tudo mais leve é escrevendo. Não resolve nada, mas melhora, acalma. Fico imaginando como é um mundo sem cartas, bilhetinhos, poesias e desabafos. E me assusto ao saber que a vida de muitos é assim, sem nada disso. Porém, não quero questionar o modo como vivem e sim dizer que há dois anos eu venho tentando aperfeiçoar minha escrita, já posso dar algumas dicas pra vocês, né?

1. Leia

Chega a ser clichê mas não tem como fugir disso: Leia. Só lendo você vai aprender as melhores formas de escrever um texto possível de ser interpretado facilmente. Procure ler gêneros e escritores diferentes, assim você acaba formando a sua própria linguagem, sem se apegar aos vícios de um autor ou às estruturas de um gênero. Além de conhecer palavras novas e ter uma bagagem de ideias e conteúdo maior.

2. Anote ideias

Quando você precisa escrever sobre determinado assunto, na sua cabeça não vêm um monte de ideias? Como coloca-las no texto? Procure anotar essas ideias em tópicos antes de escreve-lo. Questione se uma ideia não anula ou contraíra a outra. Assim na hora de escrever você não esquece nada e ainda pode organizar a sequência que elas aparecerão no texto. Quando um assunto que você gostaria de escrever vêm à sua cabeça, também é uma boa ideia anota-lo. Assim você não vai esquecer a ideia e ao mesmo tempo irá exercitar sua criatividade (quando eu anoto uma ideia, ao longo do dia eu acabo tendo várias outras ideias para introduzir nessa ideia, é incrível).

3. Leia sobre o assunto

Principalmente na hora de escrever um artigo de opinião: Leia opiniões. Na hora de você formar sua opinião você precisa estar bem ciente dos pós e contras, para formar sua opinião com convicção. Não misture as opiniões (volte ao tópico 2), e depois da pesquisa, escreva. Isso também vale para a maioria dos "artigos", se for escrever sobre assuntos de entretenimento, moda, estilo, resenhas, etc. As pessoas notam coisas que você pode não ter notado, e o conhecimento de vários pontos de vista é o que enriquece o texto.

4. Formular e defender sua opinião

Para que você escreva textos coerentes você precisa exercitar o que eu chamo de "defesa de opinião" rs. Consiste em estudar sobre o que você acredita para não ser influenciado com facilidade. Não sei se isso interfere muito nas dicas aqui, mas é sempre bom estudar para não ser "ignorado", e também acredito que isso contribui com a personalidade, que automaticamente influencia na escrita. Lembre-se: procure defender sua opinião, seus pontos de vistas, sua moral e cultura, mas, ao mesmo tempo, não tenha medo de mudar se for preciso, mas caso precise, mude por você e não pela "maioria".

5. Seja sensível

Ao mesmo tempo que defender e ser forte com argumentos é ótimo, ainda mais importante é ter uma visão sensível. Esse tipo de visão percebe os mínimos detalhes (nota do tópico 3), interpreta de forma profunda e se inspira com facilidade. Procure ver as coisas com menos superficialidade e dê mais valor às pequenas coisas e simples momentos. Isso renderá textos gostosos de ser ler.

Essa é a parte "essencial", agora vamos as dicas para você conseguir chamar a atenção do leitor.

6. Conhecendo e respeitando regras

Você pode ter uma opinião legal, uma visão bonita ou uma ideia interessante. Mas ninguém vai querer saber se você não sabe escrever com um português correto e coerente, se você não sabe separar parágrafos, se exagera nas siglas, exagera nas gírias e desrespeita o leitor. Cada texto tem um leitor e você precisa conhecê-lo para saber qual linguagem será mais adequada. Enquanto não conhece: seja simples, direto e formal.

7. Bom senso

Existem coisas que cansam o leitor. Por exemplo, a mesma coisa dita de formas diferentes. Ou uma palavra sendo repetida por falta de vocabulário. O texto fica extenso e chato de ler. Sempre que terminar de ler seu texto, revise, e tente encurta-lo. Já vi muitos textos interessantes que me fizeram parar de ler na metade. Se a informação não acrescentar em nada no conteúdo (por mais que na sua cabeça seja necessário!), tire. Não repita a mesma palavra mais de no máximo 2 ou 3 vezes no mesmo parágrafo, use palavras que tenham o sentido parecido. E volte ao tópico 2, anotando suas ideias para não repetir. Se você disse "ele está feliz" no primeiro parágrafo, não precisa dizer no segundo e terceiro.

8. Edição

Fontes legíveis e normais, cores escuras (nada de texto colorido ou com muitas palavras em destaque) com fundo claro e tamanho normal (nem pequeno, nem grande), tudo para não cansar quem lê.

Acredite, são detalhes que fazem toda a diferença.

E por ultimo, uma nota pessoal: Escreva com vontade. Tente se interessar por alguns minutos pelo que for escrever. Ou escreva realmente interessado. Forçar a barra nunca dá certo.

O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

50 comentários:

  1. Adorei as dicas! Amo escrever também, haha. Eu "desperto" tudo o que sinto, sei lá... é tão bom! >< Gostei mesmo, e estou seguindo seu cantinho! (:
    Beijinhos,
    Sonhos de Primavera e Pensamentos Meus.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que dicas ótimas.
    Menina, ano passado, fiquei o ano todo estudando a minha escrita e você acredita que eu tirei 720 no Enem? Vale a pena se dedicar a escrita, é algo que se leva para a vida toda.

    Att Fernanda,
    fernandamacenablog.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas! Sou péssima em textos. Tenho certeza de que elas vão me ajudar muito.
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas, na minha opinião ler é o melhor jeito de se melhorar a escrita.

    http://forever--and-ever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas... meu prof sempre me falava que para escrever qualquer tipo de texto ou ate poemas e etc... o bom era eu colocar numa folha de papel tudo o que eu queria, nao precisava ter ordem tipo se eu fosse falar sobre amor dai eu colocava la no papel "amor, triste, carinho.." e etc que eu acho que seja bom para o texto, ele meio que mandava a gente "vomitar" todas as palavras que estavam em nossa mente e eu achei legal... depois era so ler e tentar organizar eu achei uma boa ideia., eu adorei tudo o que voce disse meio que a primeira "ler" pode ate ser cliche como vc disse mas é o fatooooooo rsrs sim é fato mesmo por que sem a leitura nao conseguimos escrever nem letra bonita, nem texto bom com coerência, para mim o blogger é um bom meio tambem para aprender (:

    inocentementeingenua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde :)
    Como vai ?
    Excelentes dicas :)
    Acho que conhecer bem o assunto é o mais importante :)

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Eu uso bastante essas ideias para criar bons textos (:

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
  8. Dicas essenciais, também amo escrever <3

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  9. Bem legal as dicas. Na faculdade tenho uma aula que se chama Comunicação e Discurso e lá aperfeiçoamos a nossa escrita :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. amei suas dicas Suzana. Em primeiro lugar é fundamental ler muito. Que lê muito, sabe falar e consequentemente argumentar melhor, escrever melhor e ter mais sensibilidade ao lidar com o leitor.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  11. WOW que dicas *-* adorei agora ja posso melhorar nos meus textos (nem sei se podem ser chamados assim) adorei as dicas acho que irão me ajudar e bastante!

    XOXO :D
    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas. E tem gente que precisa muito ler isso. Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas^^

    Beijos
    amoraruffles-blogger.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas, realmente muito boas!
    Beijos,
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. ótimas dicas suzana, eu amo desabafar, e concordo com você em primeiro lugar LEIA, em 2° leia em 3° leia. Tenho um caderno de anotações também. Isso é muito bom. Gostei do post!


    beijinhos enferrujados
    DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  16. Oba, estava precisando de um post desse. E ser sensível, ponto importantíssimo! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Acho que anotarei algumas dicas daqui, visto que, preciso melhorar alguns pontos dos meus textos! Haha! =D

    Sempre é bom aprender algo novo com alguém , certo? =)

    Abraços

    PedrodeAmolar

    ResponderExcluir
  18. E é claro, escreva sobre aquilo que gosta. Não adianta nada querer escrever sobre moda se você odeia isso, se você gosta de sentimentos escreva sobre eles sem ter medo do que vão pensar. A gente só faz bem aquilo que gosta :)
    Adorei as dicas
    beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. (: Adorei o post , acho que o mais importante é ler, se você gosta de escrever você tem que gostar de ler;
    Beijos,: Toda Desastrada
    O Toda Desastrada VOLTOU e com novidades (:

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas e acho essas super uteis, podem ser clichês, mas servem muito bem. Beijos,

    http://palaciodeideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. ótimas dicas, para mim é natural sempre foi, acho que é porque mantenho diários desde os meus 8 anos.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Amei esse post! Gosto de escrever e todas as dicas que eu conseguir para melhorar a minha escrita, é bem vinda... haha
    bjãooo

    ResponderExcluir
  23. Ótimas dicas. Tem pessoas que querem escrever com pressa e nem lê o que está escrevendo e sai tudo errado tbm.
    Bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. gostei das dicas. pra mim ler é fundamental, assim ajuda mt na escrita olha

    ResponderExcluir
  25. Que dicas ótimas, adorei demais!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  26. Bom senso acima de tudooo rsrsrsr

    Gostei das dicas.

    bjss

    http://consuminhosecaprichos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Acho que ler é fundamental porque a gente vai aprendendo cada vez mais as palavras e também sabendo pronunciá-las. Adorei suas dicas <3 Amo escrever também!

    Beijos,
    http://elitedoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. adorei ótimas dicas, eu aprendi a escrever melhor e me expressar melhor na faculdade mas é importante também na vida pessoal :D
    beijos
    http://carolinalbackes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. ótimos conselhos flor, adorei mesmo ;)

    Muito obrigada por comentar no meu blog! :D
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótima sextaa!

    www.blogdareh.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  30. ÓTIMAS dicas... Sempre é bom buscar melhorar...

    Diamante Negro

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas, gosto muito de escrever! Ótimo Final de Semana ;* http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Dicas otimas a primeira é essencial! beijoss

    ResponderExcluir
  33. É uma ótimas dicas, ler sobre o assunto e escrever suas idéias é ótimo, assim agente aprende mais sobre, ler as opiniões de outras pessoas é bom também assim agente já tem uma base do que queremos.

    ➥http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/
    ➥http://www.facebook.com/SimplesAgradavelBlog

    ResponderExcluir
  34. Super bacana esse post.
    Já vi muitos blogs com letras coloridas,
    não sei pq tantas meninas adoram enfeitar tanto.
    Gostei...bjs linda.

    andreakubiki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Disse tudo! Eu escrevo desabafos desde os 12 anos, no começo era algo sem sentido algum pra quem lia, mas para mim era a coisa mais óbvia do mundo. Hoje em dia escrevo crônicas, continuo com meus desabafos e faço artigos sobre algo que acho justo ou não. Muita gente quando leem meus textos fazem exatamente a mesma pergunta e eu fico pensando na sua mesma resposta! haha Outros me pedem até para eu "ensiná-los" a escrever, acho que a escrita em si não pode ser ensinada, ela deve ser sentida e com o tempo aperfeiçoada.

    Adorei o post, com certeza vai ajudar muita gente com uma situação parecida com as que você citou. Beijos

    http://umaescritoradecadente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adorei as dicas! Tem muita gente por aí precisando ler essa postagem hahaha.

    ♥ Blog Cerejas no Topo:
    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  37. Acho que a melhor dica é escrever sobre o que você gosta :)

    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Adorei as dicas, acho que leitura é o essencial.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Gostei bastante das dicas
    E nesse mundo de hoje, que para tudo temos que ter bons estudos, isso é super importante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Dicas valiosas hem? só pelo fato de você elaborar este texto todo formuladinho ja prova que vc entende bem do assunto! rs.. adoro seus textos, parabéns! G+1.. xoxoxo

    ResponderExcluir
  41. Eu também não vivo sem escrever nem que seja sobre a formiguinha que carrega sua folha, hahaha.
    As dicas foram ótimas :3
    http://ceudeoutubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Eu acho que a leitura é uma das melhores forma a se aprender a escrever melhor. Eu melhorei muito as minhas redações depois que eu comecei a ler mais.
    Aproveitando, eu estou com post novo no meu blog e ficaria super feliz com uma visita tua.
    http://romannticize.blogspot.com.br/
    Beijosss

    ResponderExcluir
  43. NOSSA mt boas *.* tava precisando



    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Adorei as dicas!!! Vou tentar melhorar minha escrita a partir de hoje, já vinha aprimorando, mas agora que tenho dicas maravilhosas fica melhor...

    Obrigado por tudo Suzana, abraços

    R. B. Mattozzo'

    ResponderExcluir
  45. Adorei as dicas!!! Vou tentar melhorar minha escrita a partir de hoje, já vinha aprimorando, mas agora que tenho dicas maravilhosas fica melhor...

    Obrigado por tudo Suzana, abraços

    R. B. Mattozzo'

    ResponderExcluir
  46. Fico feliz que tenham gostado! :D

    ResponderExcluir
  47. Hehe, as dicas foram muito boas.
    Acho que já adiro a maioria, mas tentar melhorar sempre não custa nada,

    Beijos,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)