21 de março de 2013


2012 ainda estava acabando quando vários blogs publicaram a seguinte noticia: "Empresa (ou marca) xx já divulgou qual a cor que será a tendência do ano". De começo, eu achei rídiculo, nada contra blogs que falaram da cor, pois o intuito do blog é divulgar esse tipo de notícia (mundo da moda), e nada contra a cor também, que para falar a verdade é bem bonita. Mas desde quando a imprensa tem tanto domínio pra dizer: "ESSA É A COR, PONTO FINAL?".

Eu imagino os diversos estilistas, as diversas pessoas que trabalham nesse ramo, será que se uniram em massa e disseram: "todos nós amamos essa cor"? É claro que não. Como sempre, a minoria impõe, a massa obedece. É engraçado que ninguém aqui vai mudar tudo que tem pra uma cor definida, mas sem dúvida, todos vão procurar por pelo menos um acessório, a menor coisa que mostre que você definitivamente é antenado e está "na moda". E esse papo de "estar na moda", só entende quem está nela. Quem não viu um artigo como esse, sem dúvida alguma não ficaria nem um pouco constrangido de não ter nada com a cor e, no máximo acharia bonito. Mas nós nos preocupamos demais com o que os outros vão pensar.

Antigamente, o estilo era um meio de protesto dos jovens e adolescentes. Os hyppies, por exemplo, procuravam expressar sua paz com o mundo nas roupas, os punks, sua revolta com a ditadura e padrões, as pin up's amavam mostrar toda sua feminilidade, e as românticas deixavam se levar pelos babados e cores claras para expressar sua visão bonita da vida.

Hoje em dia, nós superamos a fase "grupos". Podemos usar roupas pretas sem sermos julgados rockeiros ou revoltados, não precisamos nos vestir de roupas largadas e rasgadas para dizer que apoiamos um movimento "paz e amor". E muito menos precisamos nos vestir de determinada maneira para conseguir entrar em algum grupo ou ser respeitado. Cada um conquistou sua liberdade de misturar tudo e usar o que gosta, ser único!

Mas sabe qual o problema disso? Percebi que hoje as pessoas não procuram mais se expressar de forma alguma. Desde que estejamos em cima de um salto alto e um vestido colado, tudo na vida está perfeito, e desde que a maquiagem esconda a noite mal dormida, estamos felizes. Você vê adolescentes vestidos de roupas coloridas e pergunta, o que significa isso? A resposta é: "aaah... É a moda". Ou então, um rockeiro cheio de colares de símbolos e blusas obscuras: "aaah... Minha banda preferida se veste assim". Ou então skatistas com alargadores e roupas rasgadas: "aaah... É o estilo". E aquelas tatoos? "aaah... Achei bonito".

Talvez seja porque gosto de essências, mas, acho que ser único não é apenas usar uma roupa, uma "cor diferente". Acredito que o destaque não é estar melhor nem pior do que ninguém. Ser você mesmo é fazer com que tudo ao seu redor reflita você. E isso vai além de gostar ou não, vai além de ser tendência ou não. Vai além de tudo que vem de fora. Não sei se vocês perceberam, mas o capitalismo odeia essa frase: "seja você mesmo". São maquiagens novas a todo momento, cremes milagrosos, químicas para cabelo, unhas falsas, plásticas... O "normal", o "humano" está fora de questão.

Por fim, seja mais louco, mais criativo. Inspiração não sai de "looks prontos", tão pouco de "revistas". Inspiração de verdade saí do que tem ao seu redor, as flores, o céu, a cidade, ou até o que há de mais obscuro... Saia dessa "zona de conforto", trate de se inventar, reinventar, ousar, enfim... Viver mais o que você é de verdade!
O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

15 comentários:

  1. Oi, adorei o texto. E é bem isso que tu disse, muita gente se veste de tal forma pra poder participar de algum grupo, ou porque é moda... Nos temos que ser nos mesmom. Muitas pessoas gostam de tal roupa, mas tem medo de usa la pelo qie os outrod vao falar pois não é da moda.
    Avcho lindo a moda, mas chega a ser ridiculo uma, duas, tres pessoas falando que você so pode usar isso ou aquilo.
    Enfim, adorei o blog, estou seguin se puder da uma passadinha no meu (do-youlove)

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Nahim...muito bom, Su! Seus textos são os meus preferidos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br/2013/03/colorindo-historias-culpa-e-das.html

    ResponderExcluir
  3. Concordo que a inspiração venha de coisas que estão ao meu redor, gosto de montar looks assim!
    Beijos

    gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima post. Eu não consigo entender como uma minoria pode influenciar bilhões de pessoas, que seguem cegamente as tendências que nos são impostas, e se tornam vítimas da moda.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  5. Oie Suzana adorei o post, belo texto, acho que apesar da moda estar aí, temos que dar nosso jeito, ousar, encontrar a nossa maneira, beeeijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não tem como definir uma cor com antecedência.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Reinventar é tudo de bom!
    A verdadeira moda é essa... Nada de coisas taxadas e pré determinadas!
    Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post Suzana, adorei... eu nunca fui de andar na moda ligar pro que os outros pensam e bla bla bla... rsrs, mas sou feliz assim. Apesar de que não ir na onda das modinhas tem uma certa carga de solidão.

    Beijo grande ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  9. Meu estilo é único! >=-D
    Jamais abrirei mão do meu visual: "veste aquela camiseta, com a calça, e o tênis e de boa \o/"

    Haha!

    PedrodeAmolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Realmente, tbm penso o mesmo em relação à isso... sinto falta da essência nas pessoas, estão parecendo cada vez mais robôs programados do que seres humanos, e isso é muito triste de se ver...

    fairieswboots.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. adorei o post, olha, acho que cada um deve usar oque achar melhor, e o que gosta, não é porque alguém disse que uma cor ou um acessório está na moda, que agente tem que usar, as pessoas estão se esquecendo que tendência é agente que cria !

    siteiloveit.blogspot.pt - GUITAR REBEL

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)