7 de agosto de 2012

Quando começo a escrever nos rascunhos do blog, não consigo parar. Porque a mão não cansa tão rápido, e dá pra ficar acrescentando coisa ali e coisa aqui. Que fazendo em folha de rascunho não tem espaço! Me desculpem pelo texto grande. Leia se quiser, mas peço que comente apenas se ler. Qualquer coisa tem muitos outros posts abaixo que podem ser comentados (sem precisarem ser lidos). O texto é um desabafo sobre a importância que teve pra mim fazer 15 anos. Foi maior do que eu pensava, confesso. Para não ficar cansativo, coloquei um som, apenas o intrumental da musica Rezadeira, do Projota. Por coicidencia, ela acaba quase na mesma hora que termina-se de ler o texto. Espero que gostem!




Chegar aos 15 foi simbólico para mim. Cheguei de uma maneira que jamais imaginei que seria, mas acho que no fundo, sou aquilo que sempre quis ser. Quem nunca mudou assim do nada? Quem nunca mudou a cor do quarto, o corte de cabelo, a cor preferida e o jeito de encarar a vida? Agora, penso que a vida não dá tempo para decisões, tudo acontece  por acaso!
Lembro que há dois anos lá estava eu experimentando cada ritmo musical, querendo conhecer todos ao meu redor, mesmo parecendo ser todos iguais. Vivi tanto naquela loucura que foi falar "pode ser" para tudo, e aprendi tanto... Parecia que nada era importante. Um dia caindo em si, tomei minhas decisões, fiz minhas escolhas, que graças a Deus e ao conselho de meus pais, e quase sem saber segui a direção certa.
Já tive tanto medo de não ser aceita! Abusei da sorte, testei minha coragem absurdamente... Vi o quanto era capaz! Mas logo vi algo ainda melhor: não precisava provar nada para ninguém, além de mim! Comecei a me importar menos com a opinião alheia, passei a me importar mais com a essência e não com as aparências, passei a querer ser melhor que eu mesma e não que os outros.
Logo vi que não era obrigada ser a mesma sempre, mesmo achando importante o certo, errei por querer, por gostar de errar sem motivos, fui rebelde sem causa. Comprei por impulso muitas vezes, até que comecei a gostar das pequenas coisas. Ouvi o funk, o rap, o rock e depois de tanta musica passando por aqui, as poucas mesmas que guardei foram Guns N Roses, Aerosmith, Cazuza e Caetano. Até tentei me encaixar em grupinho, tentei ser sozinha, tentei seguir padrões, tentei seguir uma tribo, tentei seguir o estilo, a moda...  Mas no final vi que eu não era mesmo nada disso... E preferi a liberdade de ter meu próprio estilo, para poder muda-lo quando quiser! A minha diferença foi que escolhi ver o conteúdo, não me deixei levar pela “capa bonita”.
Um dia quis ser cantora, outro dia quis ser normal. Um dia me apaixonei pelos livros, um dia fiz a minha primeira poesia para um concurso que acabou não chegando às mãos dos jurados por esquecimento da professora. Um dia foram injustos comigo. Um dia não cheguei em primeiro lugar, um dia perdi. Outro quebrei a cara. Não abaixei cabeça. Fui paciente e logo estava ganhando o concurso de melhor redação da escola.
Descobri a diferença entre copiar e se inspirar. Criei vários blogs fracassados, sem saber já era viciada em escrever, quando copiava frases bonitas em um “caderno”, quando contava como foi meu dia em um diário... Um dia criei o Adolecentro, simplesmente porque não conseguia me encaixar em nenhum outro blog. Queria ter a minha voz! Queria que entendessem a minha opinião!
 Chorei tanto, e hoje vejo que fui ingênua! Mas fiz o que era preciso! E amadureci! Agora entendo a importância das lições que a vida dá! Vejo a importância das mudanças em nossa vida, e que devemos sempre nos confortar, mas nunca cair em uma rotina. Agora vejo realmente o que queriam tanto que eu visse aos 12 anos. Todos aqueles "amigos eternos" mudaram, os melhores amigos foram todos embora, mas ainda os considero da mesma maneira, e eu guardei cada momento, ainda vejo a importância das pessoas que hoje passam por mim fingindo que nunca me conheceram, e eu não fico triste, eu vejo que elas apareceram por um motivo, saíram por outro. Por isso é importante deixar bem claro o quanto as amamos. Não sabemos o amanhã.
O mais importante de tudo isso, é que aprendi a ser eu mesma, e vou mudar o quanto for preciso para ser mais eu! O mais importante de tudo isso é que estou satisfeita com as loucuras que fiz que contarei aos meus filhos, por mais que tenha me arrependido depois de algumas delas. O mais importante de tudo isso, é que vejo que o passado não volta, então viverei para que ele seja sempre lembrado, mas nunca me esquecendo de olhar para frente. O mais importante de tudo isso, é que estranhamente sinto que agora a vida já está preparando muitas lições pra minha vida, e eu mal posso esperar para saber o que estarei sentindo quando chegar aos 18 ou 30 e estiver lendo isso!

Suzana
O que achou?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: ,

61 comentários:

  1. Su, 15 anos é uma fase simbólica, eu sei o q vc tá sentindo, estava sentindo a mesma coisa em março rsrrs, quando quiz fazer uma retrospectiva, colocar tudo em um texto e ir me descobrindo com a minha descrição. O mais importante é que você está se enxergando assim como você é, é isso que você precisa ser. E além do mais, feliz 15 anos, é uma fase que a gente não mede, agora você verá com outros olhos a visão de 12, as coisas ficaram mais simples e mais surtadas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou seguindo aqui, me segue?

    http://umamoruniconavida.blogspot.com.br/

    Aguardo sua Visiita :)
    Beiijoo

    ResponderExcluir
  3. Muitos adolescentes, para não dizer todos, passam pelo mesmo, ainda mais por essa fase se ''quem eu sou?''

    eimarvin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Suzanna :)
    Como vai?
    Excelente texto *-*
    Fiquei imaginando as situações que passou...eu tenho 19 anos e aprendi muito com vida e você com 15 já passou com algumas coisas parecidas e tal.

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Suzana, realmente chegar aos 15 faz nos pensar e refletir várias coisas sobre a gente, eu amei o texto e a música que colocou :* beeijinhs

    deborah-alana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. nossa, texto lindo demais, juro que me emocionou.. beijo

    ResponderExcluir
  7. Que texto magnifico! OMG ><

    Beijão! http://porckybunny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Como eu queria ter te conhecido nos meus 15 anos, naquela época eu namorava um convencido e nisso amei mais ele do que eu, no final? quebrei a cara, coração partido. Enfim não tive a maturidade que vc tem, a sabedoria que tem. Mas isso me deixa super feliz pq sempre gosto de falar para as primas, amigas da sua idade, aproveitarem cada momento, sendo felizes, descobrindo novos mundos, se amando demais! E ver que vc já faz isso me deixa muito feliz!

    Lindo texto, eu adorei!


    Beijão
    Blog: Blog Worspite Noivas

    Sorteio de um Buquê: *Clique Aqui e participe!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me considero tão madura e sabia como disse rsrs Mas estou tentando aproveitar isso, ser feliz e claro, não amar convencidos kkkkkkk brinks XD

      Excluir
  9. Ahh nossa que texto lindo *u* caramba... me vi em muitas coisas que vc escreveu... poxa meus 15 anos foram ha 5 anos atras, nem parece que faz tudo isso , o tempo passa muito rapido mesmo... parabens Suzana, continue assim que vc vai longe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Thamy!! *-* passa muuuuuito rápido mesmo , dá até medo! D:

      Excluir
  10. Quando eu fiz 15 anos foi como se eu estivesse em um dia normal, também passei tanta raiva com a minha festa -primeiro que eu nem queria festa e sim ir a um show-. Mas bacana você ter se descoberto e se encontrado. As vezes por pressão a gente tenta se encaixar em algum grupinho, não sabendo que dentro desse grupinho existe varias pessoas diferentes e nem todas são iguais ou gostam das mesmas coisas. Agora a parte de ficar sozinha e se isolar e horrível, eu já tentei ser assim no começo do ano, mas eu percebi que estava sendo pior para mim
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre acaba sendo pior mesmo !! Não vale a pena =)

      Excluir
  11. Só uma perguntinha, você já completou 15 anos? Ou só vai completar daqui 1 mês?
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir
  12. Ok...não precisa me responder eu já li no post abaixo -hehe, feliz aniversario -atrasado
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir
  13. ai esse texto traz tantas emoções :) s2hay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Texto lindo. Concordo muito com você em um ponto em que é melhor ficar sozinha do que participar de um grupo e não se sentir bem nele. Estou passando por uma fase igual: estou numa nova escola e nada parece se encaixar comigo e não entendo, tenho medo de ficar sozinha sabe? Me sinto mal por isso. Quem sabe eu tenha a mesma reação que você um dia?

    Beijos,

    Paraíso de Menina | Sorteio de um par de brincos + colar. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que tenha, ou até uma melhor =) logo voc encontrará as pessoas que gostarão de voc pelo é, apenas sendo você mesma!! ;D fikdik

      Excluir
  15. Oii Suzana, adorei o texto, como sempre né? rsrs mas se eu sempre digo isso é porque gosto mesmo.
    Voltei no tempo, nossa na minha memória parece que foi ontem meus 15 anos, mas já vai completar 15 anos do meu ontem rsrs...

    Muita coisa muda mesmo, e acredite é só o começo. Mas, nem preciso te aconselhar em nada, vc não vai se perder pelo caminho, pois o essencial vc já aprendeu, a ser "você".

    Sei que vc já completou os 15 está apenas esperando a super festa e vou querer ver as fotos hein, pelo menos uma da sua carinha feliz comemorando. Aaah e também vou querer um exemplar do seu livro, sei que um dia vc vai escrevê-lo então já me adianto aqui a reservar o meu \o/

    Beijãoooo e mais uma vez felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah obrigada por ler meus textos, adoro seu apoio!! E com certeza trarei as fotos hehe e o livro? Quem sabe um dia? Espero que tenhamos contato até lá, e que esse sonho não demore muito pra se realizar rsrs

      Excluir
  16. Que transformações! A vida nos ensina muitas coisas não é? O máximo é que tem muito o que ser acrescentado ainda... Parabéns por essa idade ótima!
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa... lendo me deparo comigo mesmo e enfrentando a mesmas dificuldades; as lições que a vida nos dá são realmente muito valiosas, ainda bem que você soube aproveitá-las. Parabéns pela sua criatividade e você tem uma mente muito fértil! Já estou quase virando seu fã... Abraços

    http://blogdiretrizesdavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto, 15 anos é uma ótima fase, descobertas em todas as áreas, intrigas, felicidades, tristeza, tudo junto! A gente enlouquece se não se cuidar, pois era assim comigo, ainda é um pouco! Concertesa a maioria das meninas fica mais mulher, mais madura..adorei seu texto, você escreve bem, parabéns pro tantaaa inspiração! ;) Adorei a música, foi bem gostoso ler com ela de fundo :) (não conhecia) xoxo'

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Liiiiiindo demais! A impressão que tive é que eu estava lendo os meus pensamentos de quando fiz os meus 15, pois eu sofri muuito por vontade de "fazer parte dos grupinhos", e finalmente acabei descobrindo que o meu grupo pode muito bem ser eu mesma! O que importa é sermos felizes do jeito que somos, e mandar todo mundo catar coquinho junto de suas opiniões sobre nós!

    Ameeei seu texto, me emocionei com ele e senti uma saudade enooorme da minha época de 15 anos, que nem faz tanto tempo assim mas passou muito rápido. Seja muuito feliz e eu espero que você continue seempre se orgulhando do seu passado, já que isso é uma das coisas mais preciosas que temos para conservar: nossa história!

    Beeijo sua linda!
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  20. Ameei o texto :) A gente sempre muda, várias coisas mudam... Beijos!

    http://dreamsofagirl-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Su que texto lindo.Descobri quem somos é realmente um processo longo,mais q vc descobriu até q rapido.
    A vida nos reserva varias supresas,e novidades.tbm ouvi muito rap,pagode,etc até chegar a Cazuza e Guns.A vida é feita de escolhas e crescimento pessoais cabe a nós escolhemos qm seremos.Parabéns pelos seus 15anos.beijos
    http://fashionlmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada !! Já te considero muitão viu ... =)

      Excluir
  22. Ah nossa vei, que texto perfeito, li ele todinho e me emocionei, deve ser tão bom ter 15 anos, mais dai lembra que a partir daí sua infância não volta, a partir daí vem a responsabilidade, que se fazer algo errado os pais não vão falar calma filha, tudo está certo, isso acontece! e pegava e dava uma bala kkkkk, quero aproveitar ao máximo minha infância, por que ela infelizmente não volta mais ://
    Beijos ♥

    plush-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. muito lindo o teu texto! aproveita essa fase porqe de 15 pra 18 é um pulo! kkk
    http://blogandocomtatah.blogspot.com.br
    bjs:*

    ResponderExcluir
  24. Também não consigo parar de escrever nos rascunhos me sonho é escrever um livro *_*

    Veja a verdade sobre o Mundo -> www.conectadablog.com
    XOXO

    ResponderExcluir
  25. passa tão rápidoooo, né?! os 15 chegam voando, aí você vai ver que os 20 vão chegar e passar mais rápido que num piscar de olhos! aproveita mesmo! não precisa refletir muitooo agora! deixa isso para depois! ahhahahaha!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sou eu sem minhas reflexões?? XP

      Excluir
  26. Olha, você aos 15 anos teve várias experiencias importantes em sua vida e isso é espetacular, pois é o que vai moldar sua vida daqui para frente. Fiz questão de ler todo o texto pois assim como você já criei vários blogs fracassados também rsrsr. Gosto muito de escrever e mais ainda de ler, pena não ter tanto tempo e paciência para isso ultimamente, mas mesmo assim vivo insistindo. Acabo de criar outro blog chamado "filho" que é uma ideia que tive assim do nada de dar conselhos para um filho que ainda não tenho. A vida é assim cheia de descobertas e gostei muito de cada palavra que você escreveu, esta é a essência do blog. Espero que continue assim e esteja sempre disposta a escrever e mostrar para o mundo sem medo quem você é de verdade. Escrevi muito né rsrsrs Grande abraço.

    fernando

    http://fernufilho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Lindo demais amore, tenho certeza que seus 15 anos serão maravilhosos e que você vai amadurecer e se tornar uma linda mulher aceita por todos e amada por muitos! <3
    Beijos gatona! =*

    Tem sorteio de um par de lentes coloridas com ou sem grau lá no blog! Participa!? ;]

    Me visita: BLOG || Fanpage

    ResponderExcluir
  28. Que saudade dos meus 15 anos...

    Beijos

    Jéssica - FashionJacket

    ResponderExcluir
  29. Ah meus 15 anos que saudades rs, era tão gostoso, tantas descobertas, tantas risadas sem preocupações mas passa rápido e hoje cá estou eu com meus 25 já rs :)
    ótimo texto!!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei o que escreveu , acho que se a gente quiser mudar a gente tem que mudar msm!
    Eu tb tive minhas mudanças repentinas , como vc disse que um dia queria ser cantora outro dia queria ser normal !
    eu tb tive isso no meu passar dos 15 anos...
    Já tentei ouvir várias musicas, até o rock , mais o rock não me encantou muito , mais pra vc sim !
    Sigo o meu Hip hop , gosto de axé , forró ...
    E ninguem tem nada vê com isso !
    A gente tem que fazer as coisas que gosta sem pensar no que os outros vão pensar né !
    Então como vc disse, O MAIS IMPORTANTE É SER VOCÊ MESMA!

    Adorei tudo o que escreveu !
    Bjus
    Rosachoqemkeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. "O mais importante de tudo isso, é que aprendi a ser eu mesma, e vou mudar o quanto for preciso para ser mais eu!"
    Não preciso dizer mais nada :)

    ResponderExcluir
  32. Tudo muda, nem o mundo em si é o mesmo do que há cinco minutos atrás, mudanças sempre são boas. E acredito que pra uma menina de 15 anos, você é já tem um amadurecimento que muitas meninas de 18, 19 não tem viu?

    beijos, e eu adorei.

    E vou te contar uma coisa, eu só comecei a me importar menos com a opinião alheia, quando estavas prestes a fazer 18.

    http://inexplicavelconsumismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Adorei o texto, querida!
    Todos nós estamos em uma ciclo contínuo de mudanças e novas escolhas, essa não será nem a primeira vez nem a última quanto às mudanças. Aproveite, desfrute, chore, sorria e, não esqueça, MUDE. Nada é mais interessante - e até mesmo 'gostoso' - que a mudança em si.

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  34. Adorei seu texto Suzana! ^^

    http://nayane-maia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo, já dizia mestre Raul.
    A vida é isso, as coisas mudam, as pessoas mudam, os sentimentos, aparência...tudo muda junto. A minha adolescência foi totalmente louca. Minhas mudanças de humor, cor do cabelo, das bandas que me agradavam e no dia seguinte eu não queria mais ouvir. As promessas de amizades eternas não cumpridas,o meu coração que foi partido e os que eu parti também. É tudo acontecendo tão rápido, tão novo que me perdia dentro de mim. Mas só de saber que tudo foi essencial para eu me tornar o que eu sou hoje, fico feliz. Não tenho certeza o como serei daqui a 10 anos, mas com certeza estarei diferente. As vezes demora para notar as diferenças, as vezes só um corte de cabelo novo já diz. Adorei seu texto. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito seu comentário, me vi muito nele !

      Excluir
  36. É Realmente fiquei sem Palavras para comentar, que com tantos problemas que vc teve tantas perguntas tantas opiniões vc não deixou se abater e continuo em frente,Muito sincero e Realista seu Texto.Uma das melhores !

    http://theflopers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando você comenta thi !! Obrigada :)

      Excluir
  37. nossa, que lindo seu texto, mega perfeito !

    ResponderExcluir
  38. Adorei o texto Suzaninha; a complexidade com que cada palavra, sensivelmente trabalhada, e composta, formando uma cadeia de pensamentos que resumem sua vida, e descrevem seus sentimentos; aquilo que geralmente nao ouvimos, pois, vc melhor se expressa com palavras; aquilo que fica evidenciado para aqueles qeu lhe conhecem e perscrutam os segredos do seu doce coraçaozinho; A forma, com que vc encaminha a sua mente, em direçao a uma construção logica, porem fugindo dos padroes, para ter seu estilo proprio...Enfim, lindo, lindo e mais lindo...Realmente reflete muito da sua verdadeira natureza e sua alma.
    amei o texto, e adorei a maneira como vc desnudou a si mesma, sem medos, sem receios, sem pudores, dizendo aquilo que te toca, aquilo que ama, e aquilo que voce tem descoberto...Realmente 15 anos é uma idade de muitas conquistas, descobertas, e tbm construções da alma. Sei que muito vc ainda vai e tem à crescer...quero sempre estar por perto de voce para entender-te, conhecer-te, e sondar mais e mais a sua alma, bem como o seu coraçaozinho...Te amo Suzaninha..beijos...

    Renan Victor

    ResponderExcluir
  39. Obrigada pelo comentários renan =)

    ResponderExcluir
  40. Para! Muito lindo isso, sei que o post já esta antigo, mas é absurdamente lindo! Você parece comigo amiga! Senti essa mesma sensação, tipo 'os meus quinze anos' e eu fiquei esperando tanto por isso e não era da forma que eu esperava, era de outra maneira e meu jeito de pensar de antes não me permitia usufruir da minha real expectativa, adorei mesmo, tá de parabens. Continue sempre assim, porque é que você é e você é demais.

    ResponderExcluir
  41. Aproveita bem, porque quando tu piscar os olhos já vai estar com 20 anos. Diz que passa muito rápido depois dos 15.

    ResponderExcluir
  42. _Já tive tanto medo de não ser aceita! Abusei da sorte, testei minha coragem absurdamente...Nossa que bela autobiografia, amei cada detalhe, achei lindas as observações sobre mudança de comportamento ou tribo, achei um mimo seus comentários sobre a vivência de uma meni9na na trasição bonita desta data, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssss

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)